A EDUCAÇÃO DO CAMPO É UMA MODALIDADE DO ENSINO BÁSICO QUE PRECONIZA A VALORIZAÇÃO DO CAMPO E DOS SUJEITOS QUE NELE VIVEM, BUSCANDO O RECONHECIMENTO DO CAMPO COMO ESPAÇO DE VIDA QUE CONTEMPLE UM PROJETO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. NESSE SENTIDO, CONSIDERA-SE QUE A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PODE SER O CAMINHO PARA A MATERIALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO EM SUA DEFESA POR UMA EDUCAÇÃO E UMA ESCOLA DIFERENTE DA QUE EXISTE NA REALIDADE DA ÁREA RURAL. O OBJETIVO DESTE ESTUDO É ANALISAR O CURRÍCULO DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS VERNÁCULAS DO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E TECNOLOGIAS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS XX, BRUMADO QUANTO A INVISIBILIDADE DA EDUCAÇÃO DO CAMPO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO FUTURO EDUCADOR. UTILIZOU-SE DA ABORDAGEM QUALITATIVA COM A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, RECORRENDO TAMBÉM À PESQUISA DOCUMENTAL, PRINCIPALMENTE À LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DA EDUCAÇÃO DO CAMPO, AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O PROJETO DO CURSO DE LETRAS DO CAMPUS XX. PARA A BASE TEÓRICA, UTILIZAMOS AUTORES COMO ARROYO (1999, 2007, 2011), CALDART (1997, 2004), SACRISTÁN (2000). AS ANÁLISES EVIDENCIARAM QUE A EDUCAÇÃO DO CAMPO NÃO TEM LUGAR NO CURRÍCULO DO CURSO PESQUISADO, COMO COMPONENTE CURRICULAR E TÃO POUCO NÃO EXISTE NENHUMA MENÇÃO NAS EMENTAS DOS COMPONENTES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS.