NO BRASIL, A CRIMINALIDADE SE APRESENTA COMO UM DOS MAIORES PROBLEMAS. NÃO É DIFERENTE NO RIO GRANDE
DO NORTE E EM UM DOS SEUS PRINCIPAIS MUNICÍPIOS: SÃO GONÇALO DO AMARANTE, QUE, EM 2019 FOI
CONSIDERADO O TERCEIRO MUNICÍPIO MAIS VIOLENTO DO PAÍS. CONSIDERANDO ESSA REALIDADE, O OBJETIVO DO
PRESENTE TRABALHO É ANALISAR A POSSIBILIDADE DE A EDUCAÇÃO INIBIR O CRESCIMENTO DO TERRITÓRIO DA VIOLÊNCIA
EM SÃO GONÇALO DO AMARANTE. PARA ALCANÇAR ESSE OBJETIVO, SE FEZ NECESSÁRIO COMPREENDER OS QUADROS
DA CRIMINALIDADE E DA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO, BEM COMO ANALISAR A POSSIBILIDADE DA INFLUÊNCIA DA
EDUCAÇÃO NA REDUÇÃO DOS INDICADORES DE VIOLÊNCIA. FORAM UTILIZADOS OS MÉTODOS DE PESQUISA EXPLICATIVA
E BIBLIOGRÁFICA, USANDO FONTES PRIMÁRIAS, CARACTERÍSTICAS QUE TORNAM O TEXTO DE CARÁTER QUALITATIVO.
PERCEBE-SE QUE HÁ UM IMAGINÁRIO DO MEDO NA REALIDADE GONÇALENSE, POIS, TAMBÉM HÁ UM TERRITÓRIO DA
VIOLÊNCIA, ENTENDIDO COMO AS PORÇÕES DO ESPAÇO URBANO APROPRIADAS PELAS ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS.
DIANTE DESSA PROBLEMÁTICA, SE PROPÕE UMA EDUCAÇÃO QUE É LIBERTADORA E QUE TAMBÉM É, AO MESMO TEMPO,
EFICAZ. A POSSIBILIDADE DA EFICÁCIA NÃO ANULA A POTENCIALIDADE DE MAIORES INVESTIMENTOS, JÁ QUE ESTÁ
COMPROVADO QUE QUANDO SE INVESTE NA EDUCAÇÃO, OS INDICADORES DE VIOLÊNCIA DIMINUEM EM UM PERÍODO
POSTERIOR. CONCLUI-SE QUE DEVE HAVER UMA INTEGRAÇÃO ENTRE OS DIVERSOS NÚCLEOS SOCIAIS PARA PROMOVER A
RESOLUÇÃO DO PROBLEMA