O ENSINO DE GEOGRAFIA NÃO PODE CONTINUAR ANCORADO NO TRADICIONALISMO, CABENDO AO PROFESSOR INOVAR
CADA DIA EM SUA PRÁTICA, DE FORMA A CONSEGUIR DAR AULAS POTENCIALMENTE MAIS SIGNIFICATIVAS. PARA ISSO,
PODE SER SUBSIDIADO POR LINGUAGENS PRESENTES EM OUTRAS DISCIPLINAS. NESTE CONTEXTO, TEM-SE O TEATRO,
UMA LINGUAGEM ADVINDA DAS ARTES, SENDO UMA FERRAMENTA QUE PROMOVE SENSIBILIDADE, AUTONOMIA DO
SUJEITO, PERCEPÇÃO, COLETIVIDADE, CRIATIVIDADE, ENTRE OUTRAS HABILIDADES. ASSIM, O PRINCIPAL OBJETIVO
DESTA PESQUISA É RELATAR A UTILIZAÇÃO DO TEATRO PARA PROMOÇÃO DE UM ENSINO-APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA
PAUTADO NUMA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE. A PESQUISA É QUALITATIVA DO TIPO
PESQUISA-AÇÃO. FOI REALIZADA NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SUMÉ/PB, NAS TURMAS DO ENSINO
FUNDAMENTAL II, EM AULAS DA DISCIPLINA GEOGRAFIA, ONDE FOI POSSÍVEL ELABORAR E APRESENTAR DUAS PEÇAS
TEATRAIS: A PEÇA “LUIZ GAMA: UM DEFENSOR DA LIBERDADE” SOBRE A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL, REALIZADA PELA
TURMA DO 8º ANO, A PARTIR DO CONTEÚDO ÁFRICA E OS SEUS REFLEXOS PARA A CULTURA BRASILEIRA. EMBASARAM A
ELABORAÇÃO DA PEÇA AULAS EXPOSITIVAS E DIALOGADAS, ANÁLISE DE IMAGENS, MAPAS, A EXIBIÇÃO DO FILME “12
ANOS DE ESCRAVIDÃO” DO DIRETOR STEVE MCQUEEN (2013) E DISCUSSÃO DO REFERIDO FILME. OS ALUNOS
DEMONSTRARAM INTERESSE E ENTUSIASMO NA APRESENTAÇÃO DA PEÇA. A OUTRA PEÇA FOI “HERÓIS E VILÕES DA
ÁGUA”, VERSANDO SOBRE A TEMÁTICA HIDROSFERA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PLANETA TERRA, ELABORADA PELA
PROFESSORA/PESQUISADORA E DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DA TURMA DE 6º ANO. OS RESULTADOS SE MOSTRARAM
SATISFATÓRIOS, ONDE OS ALUNOS DEMONSTRARAM ENTUSIASMO E COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS
ESTUDADOS POR MEIO DO TEATRO.