Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LINGUAGEM TEATRAL NAS AULAS DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO FUNDAMENTAL II

Palavra-chaves: LINGUAGEM TEATRAL, ENSINO DE GEOGRAFIA, INTERDISCIPLINARIDADE. Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60981
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1401
    "inscrito_id" => 2741
    "titulo" => "LINGUAGEM TEATRAL NAS AULAS  DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => """
      O ENSINO DE GEOGRAFIA NÃO PODE CONTINUAR ANCORADO NO TRADICIONALISMO, CABENDO AO PROFESSOR INOVAR\r\n
      CADA DIA EM SUA PRÁTICA, DE FORMA A CONSEGUIR DAR AULAS POTENCIALMENTE MAIS SIGNIFICATIVAS. PARA ISSO,\r\n
      PODE SER SUBSIDIADO POR LINGUAGENS PRESENTES EM OUTRAS DISCIPLINAS. NESTE CONTEXTO, TEM-SE O TEATRO,\r\n
      UMA LINGUAGEM ADVINDA DAS ARTES, SENDO UMA FERRAMENTA QUE PROMOVE SENSIBILIDADE, AUTONOMIA DO\r\n
      SUJEITO, PERCEPÇÃO, COLETIVIDADE, CRIATIVIDADE, ENTRE OUTRAS HABILIDADES. ASSIM, O PRINCIPAL OBJETIVO\r\n
      DESTA PESQUISA É RELATAR A UTILIZAÇÃO DO TEATRO PARA PROMOÇÃO DE UM ENSINO-APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA\r\n
      PAUTADO NUMA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE. A PESQUISA É QUALITATIVA DO TIPO\r\n
      PESQUISA-AÇÃO. FOI REALIZADA NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SUMÉ/PB, NAS TURMAS DO ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL II, EM AULAS DA DISCIPLINA GEOGRAFIA, ONDE FOI POSSÍVEL ELABORAR E APRESENTAR DUAS PEÇAS\r\n
      TEATRAIS: A PEÇA “LUIZ GAMA: UM DEFENSOR DA LIBERDADE” SOBRE A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL, REALIZADA PELA\r\n
      TURMA DO 8º ANO, A PARTIR DO CONTEÚDO ÁFRICA E OS SEUS REFLEXOS PARA A CULTURA BRASILEIRA. EMBASARAM A\r\n
      ELABORAÇÃO DA PEÇA AULAS EXPOSITIVAS E DIALOGADAS, ANÁLISE DE IMAGENS, MAPAS, A EXIBIÇÃO DO FILME “12\r\n
      ANOS DE ESCRAVIDÃO” DO DIRETOR STEVE MCQUEEN (2013) E DISCUSSÃO DO REFERIDO FILME. OS ALUNOS\r\n
      DEMONSTRARAM INTERESSE E ENTUSIASMO NA APRESENTAÇÃO DA PEÇA. A OUTRA PEÇA FOI “HERÓIS E VILÕES DA\r\n
      ÁGUA”, VERSANDO SOBRE A TEMÁTICA HIDROSFERA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PLANETA TERRA, ELABORADA PELA\r\n
      PROFESSORA/PESQUISADORA E DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DA TURMA DE 6º ANO. OS RESULTADOS SE MOSTRARAM\r\n
      SATISFATÓRIOS, ONDE OS ALUNOS DEMONSTRARAM ENTUSIASMO E COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS\r\n
      ESTUDADOS POR MEIO DO TEATRO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM TEATRAL, ENSINO DE GEOGRAFIA, INTERDISCIPLINARIDADE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID2741_13082019203824.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALINA FERNANDA CAVALCANTI FERREIRA "
    "autor_nome_curto" => "KALINA"
    "autor_email" => "kalinafcf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60981
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 1401
    "inscrito_id" => 2741
    "titulo" => "LINGUAGEM TEATRAL NAS AULAS  DE GEOGRAFIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA COM ALUNOS DO FUNDAMENTAL II"
    "resumo" => """
      O ENSINO DE GEOGRAFIA NÃO PODE CONTINUAR ANCORADO NO TRADICIONALISMO, CABENDO AO PROFESSOR INOVAR\r\n
      CADA DIA EM SUA PRÁTICA, DE FORMA A CONSEGUIR DAR AULAS POTENCIALMENTE MAIS SIGNIFICATIVAS. PARA ISSO,\r\n
      PODE SER SUBSIDIADO POR LINGUAGENS PRESENTES EM OUTRAS DISCIPLINAS. NESTE CONTEXTO, TEM-SE O TEATRO,\r\n
      UMA LINGUAGEM ADVINDA DAS ARTES, SENDO UMA FERRAMENTA QUE PROMOVE SENSIBILIDADE, AUTONOMIA DO\r\n
      SUJEITO, PERCEPÇÃO, COLETIVIDADE, CRIATIVIDADE, ENTRE OUTRAS HABILIDADES. ASSIM, O PRINCIPAL OBJETIVO\r\n
      DESTA PESQUISA É RELATAR A UTILIZAÇÃO DO TEATRO PARA PROMOÇÃO DE UM ENSINO-APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA\r\n
      PAUTADO NUMA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE. A PESQUISA É QUALITATIVA DO TIPO\r\n
      PESQUISA-AÇÃO. FOI REALIZADA NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SUMÉ/PB, NAS TURMAS DO ENSINO\r\n
      FUNDAMENTAL II, EM AULAS DA DISCIPLINA GEOGRAFIA, ONDE FOI POSSÍVEL ELABORAR E APRESENTAR DUAS PEÇAS\r\n
      TEATRAIS: A PEÇA “LUIZ GAMA: UM DEFENSOR DA LIBERDADE” SOBRE A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL, REALIZADA PELA\r\n
      TURMA DO 8º ANO, A PARTIR DO CONTEÚDO ÁFRICA E OS SEUS REFLEXOS PARA A CULTURA BRASILEIRA. EMBASARAM A\r\n
      ELABORAÇÃO DA PEÇA AULAS EXPOSITIVAS E DIALOGADAS, ANÁLISE DE IMAGENS, MAPAS, A EXIBIÇÃO DO FILME “12\r\n
      ANOS DE ESCRAVIDÃO” DO DIRETOR STEVE MCQUEEN (2013) E DISCUSSÃO DO REFERIDO FILME. OS ALUNOS\r\n
      DEMONSTRARAM INTERESSE E ENTUSIASMO NA APRESENTAÇÃO DA PEÇA. A OUTRA PEÇA FOI “HERÓIS E VILÕES DA\r\n
      ÁGUA”, VERSANDO SOBRE A TEMÁTICA HIDROSFERA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PLANETA TERRA, ELABORADA PELA\r\n
      PROFESSORA/PESQUISADORA E DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DA TURMA DE 6º ANO. OS RESULTADOS SE MOSTRARAM\r\n
      SATISFATÓRIOS, ONDE OS ALUNOS DEMONSTRARAM ENTUSIASMO E COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS\r\n
      ESTUDADOS POR MEIO DO TEATRO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM TEATRAL, ENSINO DE GEOGRAFIA, INTERDISCIPLINARIDADE."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID2741_13082019203824.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALINA FERNANDA CAVALCANTI FERREIRA "
    "autor_nome_curto" => "KALINA"
    "autor_email" => "kalinafcf@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O ENSINO DE GEOGRAFIA NÃO PODE CONTINUAR ANCORADO NO TRADICIONALISMO, CABENDO AO PROFESSOR INOVAR CADA DIA EM SUA PRÁTICA, DE FORMA A CONSEGUIR DAR AULAS POTENCIALMENTE MAIS SIGNIFICATIVAS. PARA ISSO, PODE SER SUBSIDIADO POR LINGUAGENS PRESENTES EM OUTRAS DISCIPLINAS. NESTE CONTEXTO, TEM-SE O TEATRO, UMA LINGUAGEM ADVINDA DAS ARTES, SENDO UMA FERRAMENTA QUE PROMOVE SENSIBILIDADE, AUTONOMIA DO SUJEITO, PERCEPÇÃO, COLETIVIDADE, CRIATIVIDADE, ENTRE OUTRAS HABILIDADES. ASSIM, O PRINCIPAL OBJETIVO DESTA PESQUISA É RELATAR A UTILIZAÇÃO DO TEATRO PARA PROMOÇÃO DE UM ENSINO-APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA PAUTADO NUMA PERSPECTIVA DA INTERDISCIPLINARIDADE E TRANSVERSALIDADE. A PESQUISA É QUALITATIVA DO TIPO PESQUISA-AÇÃO. FOI REALIZADA NUMA ESCOLA PÚBLICA NO MUNICÍPIO DE SUMÉ/PB, NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II, EM AULAS DA DISCIPLINA GEOGRAFIA, ONDE FOI POSSÍVEL ELABORAR E APRESENTAR DUAS PEÇAS TEATRAIS: A PEÇA “LUIZ GAMA: UM DEFENSOR DA LIBERDADE” SOBRE A TEMÁTICA ÉTNICO-RACIAL, REALIZADA PELA TURMA DO 8º ANO, A PARTIR DO CONTEÚDO ÁFRICA E OS SEUS REFLEXOS PARA A CULTURA BRASILEIRA. EMBASARAM A ELABORAÇÃO DA PEÇA AULAS EXPOSITIVAS E DIALOGADAS, ANÁLISE DE IMAGENS, MAPAS, A EXIBIÇÃO DO FILME “12 ANOS DE ESCRAVIDÃO” DO DIRETOR STEVE MCQUEEN (2013) E DISCUSSÃO DO REFERIDO FILME. OS ALUNOS DEMONSTRARAM INTERESSE E ENTUSIASMO NA APRESENTAÇÃO DA PEÇA. A OUTRA PEÇA FOI “HERÓIS E VILÕES DA ÁGUA”, VERSANDO SOBRE A TEMÁTICA HIDROSFERA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O PLANETA TERRA, ELABORADA PELA PROFESSORA/PESQUISADORA E DESENVOLVIDA PELOS ALUNOS DA TURMA DE 6º ANO. OS RESULTADOS SE MOSTRARAM SATISFATÓRIOS, ONDE OS ALUNOS DEMONSTRARAM ENTUSIASMO E COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS GEOGRÁFICOS ESTUDADOS POR MEIO DO TEATRO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.