OLIVEIRA, Wellington De Almeida et al.. Uso de rpg no ensino de zoologia. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/62914>. Acesso em: 22/11/2024 09:02
O RPG CONSISTE EM UM JOGO DE INTERPRETAÇÃO DE PAPEIS EM QUE O JOGADOR CRIA AS CARACTERÍSTICAS DE SEU PERSONAGEM E MERGULHA EM UM CENÁRIO FICTÍCIO PARA RESOLVER UM PROBLEMA OU AVENTURA. SABENDO QUE ESSE JOGO É DINÂMICO, TEM SE UTILIZADO O RPG DE MESA COMO FORMA DE ENSINO NO ÂMBITO ESCOLAR, GERALMENTE PARA FIXAR CONTEÚDO. DESSA FORMA, A PRESENTE PESQUISA PROPÕE AVALIAR SE O RPG É UMA FERRAMENTA VIÁVEL PARA SER USADA EM AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI REALIZADA NO ENSINO FUNDAMENTAL. A TURMA FOI SELECIONADA, DIVIDIDA EM DOIS GRUPOS, O CONTROLE E O INDUZIDO. O GRUPO CONTROLE TEVE UMA AULA TEÓRICA SOBRE ARTRÓPODES E O GRUPO INDUZIDO TEVE QUE PARTICIPAR DO RPG QUE TAMBÉM TRABALHAVA O MESMO CONTEÚDO. AO FIM DA AULA, AMBOS OS GRUPOS RESOLVERAM UM QUESTIONÁRIO. OS QUESTIONÁRIOS FORAM ANALISADOS SENDO EVIDENCIADAS AS MÉDIAS, DESVIO PADRÃO E DEPOIS SUBMETIDAS AO TEST-T PARA COMPARAÇÃO ENTRE GRUPOS. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE O HOUVE DIFERENÇA ESTATÍSTICA COM O GRUPO INDUZIDO APRESENTANDO MELHOR DESEMPENHO QUE O GRUPO CONTROLE. PORTANTO, O INSULTO RPG AO INVÉS DA AULA TEÓRICA SERVIU COMO UMA FERRAMENTA EFICIENTE NO APRENDIZADO, DE FORMA QUE DESPERTOU COMPORTAMENTOS DE CONCENTRAÇÃO E ENTUSIASMO NOS ALUNOS, ALÉM DISSO, OS AJUDOU NA CAPACIDADE DE ARGUMENTAÇÃO AO RESPONDEREM AS PERGUNTAS DO MESTRE DO JOGO E A DESENVOLVEREM UM PENSAMENTO MAIS CRÍTICO