USO DE RPG NO ENSINO DE ZOOLOGIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62914 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5672 "inscrito_id" => 8804 "titulo" => "USO DE RPG NO ENSINO DE ZOOLOGIA" "resumo" => "O RPG CONSISTE EM UM JOGO DE INTERPRETAÇÃO DE PAPEIS EM QUE O JOGADOR CRIA AS CARACTERÍSTICAS DE SEU PERSONAGEM E MERGULHA EM UM CENÁRIO FICTÍCIO PARA RESOLVER UM PROBLEMA OU AVENTURA. SABENDO QUE ESSE JOGO É DINÂMICO, TEM SE UTILIZADO O RPG DE MESA COMO FORMA DE ENSINO NO ÂMBITO ESCOLAR, GERALMENTE PARA FIXAR CONTEÚDO. DESSA FORMA, A PRESENTE PESQUISA PROPÕE AVALIAR SE O RPG É UMA FERRAMENTA VIÁVEL PARA SER USADA EM AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI REALIZADA NO ENSINO FUNDAMENTAL. A TURMA FOI SELECIONADA, DIVIDIDA EM DOIS GRUPOS, O CONTROLE E O INDUZIDO. O GRUPO CONTROLE TEVE UMA AULA TEÓRICA SOBRE ARTRÓPODES E O GRUPO INDUZIDO TEVE QUE PARTICIPAR DO RPG QUE TAMBÉM TRABALHAVA O MESMO CONTEÚDO. AO FIM DA AULA, AMBOS OS GRUPOS RESOLVERAM UM QUESTIONÁRIO. OS QUESTIONÁRIOS FORAM ANALISADOS SENDO EVIDENCIADAS AS MÉDIAS, DESVIO PADRÃO E DEPOIS SUBMETIDAS AO TEST-T PARA COMPARAÇÃO ENTRE GRUPOS. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE O HOUVE DIFERENÇA ESTATÍSTICA COM O GRUPO INDUZIDO APRESENTANDO MELHOR DESEMPENHO QUE O GRUPO CONTROLE. PORTANTO, O INSULTO RPG AO INVÉS DA AULA TEÓRICA SERVIU COMO UMA FERRAMENTA EFICIENTE NO APRENDIZADO, DE FORMA QUE DESPERTOU COMPORTAMENTOS DE CONCENTRAÇÃO E ENTUSIASMO NOS ALUNOS, ALÉM DISSO, OS AJUDOU NA CAPACIDADE DE ARGUMENTAÇÃO AO RESPONDEREM AS PERGUNTAS DO MESTRE DO JOGO E A DESENVOLVEREM UM PENSAMENTO MAIS CRÍTICO" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS, ZOOLOGIA, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID8804_03102019204243.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON DE ALMEIDA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON ALMEIDA" "autor_email" => "wellington.braz96@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62914 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 5672 "inscrito_id" => 8804 "titulo" => "USO DE RPG NO ENSINO DE ZOOLOGIA" "resumo" => "O RPG CONSISTE EM UM JOGO DE INTERPRETAÇÃO DE PAPEIS EM QUE O JOGADOR CRIA AS CARACTERÍSTICAS DE SEU PERSONAGEM E MERGULHA EM UM CENÁRIO FICTÍCIO PARA RESOLVER UM PROBLEMA OU AVENTURA. SABENDO QUE ESSE JOGO É DINÂMICO, TEM SE UTILIZADO O RPG DE MESA COMO FORMA DE ENSINO NO ÂMBITO ESCOLAR, GERALMENTE PARA FIXAR CONTEÚDO. DESSA FORMA, A PRESENTE PESQUISA PROPÕE AVALIAR SE O RPG É UMA FERRAMENTA VIÁVEL PARA SER USADA EM AULAS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI REALIZADA NO ENSINO FUNDAMENTAL. A TURMA FOI SELECIONADA, DIVIDIDA EM DOIS GRUPOS, O CONTROLE E O INDUZIDO. O GRUPO CONTROLE TEVE UMA AULA TEÓRICA SOBRE ARTRÓPODES E O GRUPO INDUZIDO TEVE QUE PARTICIPAR DO RPG QUE TAMBÉM TRABALHAVA O MESMO CONTEÚDO. AO FIM DA AULA, AMBOS OS GRUPOS RESOLVERAM UM QUESTIONÁRIO. OS QUESTIONÁRIOS FORAM ANALISADOS SENDO EVIDENCIADAS AS MÉDIAS, DESVIO PADRÃO E DEPOIS SUBMETIDAS AO TEST-T PARA COMPARAÇÃO ENTRE GRUPOS. OS RESULTADOS EVIDENCIAM QUE O HOUVE DIFERENÇA ESTATÍSTICA COM O GRUPO INDUZIDO APRESENTANDO MELHOR DESEMPENHO QUE O GRUPO CONTROLE. PORTANTO, O INSULTO RPG AO INVÉS DA AULA TEÓRICA SERVIU COMO UMA FERRAMENTA EFICIENTE NO APRENDIZADO, DE FORMA QUE DESPERTOU COMPORTAMENTOS DE CONCENTRAÇÃO E ENTUSIASMO NOS ALUNOS, ALÉM DISSO, OS AJUDOU NA CAPACIDADE DE ARGUMENTAÇÃO AO RESPONDEREM AS PERGUNTAS DO MESTRE DO JOGO E A DESENVOLVEREM UM PENSAMENTO MAIS CRÍTICO" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "JOGOS, ZOOLOGIA, CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID8804_03102019204243.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "WELLINGTON DE ALMEIDA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "WELLINGTON ALMEIDA" "autor_email" => "wellington.braz96@gmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }