O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO FOI AVALIAR, A PARTIR DE UMA MEDIDA QUE PRIORIZA O AUTOINFORME, AS ATITUDES DECLARADAS PELOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS, VISANDO A IDENTIFICAR QUAIS ATITUDES SÃO MAIS FREQUENTES E TAMBÉM A RELAÇÃO ENTRE ESSAS ATITUDES E O DESEMPENHO ESCOLAR. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 545 ALUNOS, QUE CURSAVAM DO 2º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE AMBOS OS SEXOS, A FAIXA ETÁRIA DOS ALUNOS VARIOU DE 6 A 11 ANOS. PARA A AVALIAÇÃO, FORAM UTILIZADAS AS NOTAS ESCOLARES DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS DOS ALUNOS, COMO MEDIDA DE DESEMPENHO, E UM INVENTÁRIO DE ATITUDES PARA O ESTUDO, DESENVOLVIDO PARA ESSA PESQUISA. OS RESULTADOS APONTARAM PARA UMA CORRELAÇÃO NEGATIVA E BAIXA ENTRE DESEMPENHO ESCOLAR E ATITUDES DISPLICENTES PARA O ESTUDO (R=-0,234). OS RESULTADOS NÃO REVELARAM DIFERENÇAS SIGNIFICANTES ENTRE OS SEXOS NO QUE DIZ RESPEITO AO FATOR DISPLICÊNCIA (F=0,030 E P=0,356) E AO EMPENHO PARA O ESTUDO (F=0,002 E P= 0,705).NO QUE SE REFERE A DIFERENÇA ENTRE ANO ESCOLAR E ATITUDE, OS RESULTADOS INDICARAM QUE HOUVE DIFERENÇA ESTATISTICAMENTE SIGNIFICANTE NO FATOR EMPENHO (F=13,247 E P=<0,001), A VARIÁVEL SIGNIFICANTE APONTOU PARA A FORMAÇÃO DE DOIS GRUPOS, DEMONSTRANDO QUE OS ALUNOS DO 2º E 3º ANO DECLARAM-SE MAIS EMPENHADOS EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS DO QUE AOS ALUNOS DO 4º E DO 5º ANO. RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA DE CONTINUAR INVESTIGANDO ESTAS VARIÁVEIS, COM O INTUITO DE PERMITIR O APROFUNDAMENTO DESSA DISCUSSÃO.