AS ATITUDES PARA O ESTUDO DECLARADAS PELOS ALUNOS E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ESCOLAR
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59153 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1798 "inscrito_id" => 6945 "titulo" => "AS ATITUDES PARA O ESTUDO DECLARADAS PELOS ALUNOS E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ESCOLAR" "resumo" => "O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO FOI AVALIAR, A PARTIR DE UMA MEDIDA QUE PRIORIZA O AUTOINFORME, AS ATITUDES DECLARADAS PELOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS, VISANDO A IDENTIFICAR QUAIS ATITUDES SÃO MAIS FREQUENTES E TAMBÉM A RELAÇÃO ENTRE ESSAS ATITUDES E O DESEMPENHO ESCOLAR. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 545 ALUNOS, QUE CURSAVAM DO 2º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE AMBOS OS SEXOS, A FAIXA ETÁRIA DOS ALUNOS VARIOU DE 6 A 11 ANOS. PARA A AVALIAÇÃO, FORAM UTILIZADAS AS NOTAS ESCOLARES DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS DOS ALUNOS, COMO MEDIDA DE DESEMPENHO, E UM INVENTÁRIO DE ATITUDES PARA O ESTUDO, DESENVOLVIDO PARA ESSA PESQUISA. OS RESULTADOS APONTARAM PARA UMA CORRELAÇÃO NEGATIVA E BAIXA ENTRE DESEMPENHO ESCOLAR E ATITUDES DISPLICENTES PARA O ESTUDO (R=-0,234). OS RESULTADOS NÃO REVELARAM DIFERENÇAS SIGNIFICANTES ENTRE OS SEXOS NO QUE DIZ RESPEITO AO FATOR DISPLICÊNCIA (F=0,030 E P=0,356) E AO EMPENHO PARA O ESTUDO (F=0,002 E P= 0,705).NO QUE SE REFERE A DIFERENÇA ENTRE ANO ESCOLAR E ATITUDE, OS RESULTADOS INDICARAM QUE HOUVE DIFERENÇA ESTATISTICAMENTE SIGNIFICANTE NO FATOR EMPENHO (F=13,247 E P=<0,001), A VARIÁVEL SIGNIFICANTE APONTOU PARA A FORMAÇÃO DE DOIS GRUPOS, DEMONSTRANDO QUE OS ALUNOS DO 2º E 3º ANO DECLARAM-SE MAIS EMPENHADOS EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS DO QUE AOS ALUNOS DO 4º E DO 5º ANO. RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA DE CONTINUAR INVESTIGANDO ESTAS VARIÁVEIS, COM O INTUITO DE PERMITIR O APROFUNDAMENTO DESSA DISCUSSÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ATITUDES, DESEMPENHO ESCOLAR, ESTUDANTES, PERCEPÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID6945_15082019000525.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE ALVES PECCIN" "autor_nome_curto" => "LUCIENE PECCIN" "autor_email" => "peccin@unicamp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS / UNICAMP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59153 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1798 "inscrito_id" => 6945 "titulo" => "AS ATITUDES PARA O ESTUDO DECLARADAS PELOS ALUNOS E SUA RELAÇÃO COM O DESEMPENHO ESCOLAR" "resumo" => "O OBJETIVO DO PRESENTE ESTUDO FOI AVALIAR, A PARTIR DE UMA MEDIDA QUE PRIORIZA O AUTOINFORME, AS ATITUDES DECLARADAS PELOS ALUNOS EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS, VISANDO A IDENTIFICAR QUAIS ATITUDES SÃO MAIS FREQUENTES E TAMBÉM A RELAÇÃO ENTRE ESSAS ATITUDES E O DESEMPENHO ESCOLAR. PARTICIPARAM DESTE ESTUDO 545 ALUNOS, QUE CURSAVAM DO 2º AO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, DE AMBOS OS SEXOS, A FAIXA ETÁRIA DOS ALUNOS VARIOU DE 6 A 11 ANOS. PARA A AVALIAÇÃO, FORAM UTILIZADAS AS NOTAS ESCOLARES DA DISCIPLINA DE PORTUGUÊS DOS ALUNOS, COMO MEDIDA DE DESEMPENHO, E UM INVENTÁRIO DE ATITUDES PARA O ESTUDO, DESENVOLVIDO PARA ESSA PESQUISA. OS RESULTADOS APONTARAM PARA UMA CORRELAÇÃO NEGATIVA E BAIXA ENTRE DESEMPENHO ESCOLAR E ATITUDES DISPLICENTES PARA O ESTUDO (R=-0,234). OS RESULTADOS NÃO REVELARAM DIFERENÇAS SIGNIFICANTES ENTRE OS SEXOS NO QUE DIZ RESPEITO AO FATOR DISPLICÊNCIA (F=0,030 E P=0,356) E AO EMPENHO PARA O ESTUDO (F=0,002 E P= 0,705).NO QUE SE REFERE A DIFERENÇA ENTRE ANO ESCOLAR E ATITUDE, OS RESULTADOS INDICARAM QUE HOUVE DIFERENÇA ESTATISTICAMENTE SIGNIFICANTE NO FATOR EMPENHO (F=13,247 E P=<0,001), A VARIÁVEL SIGNIFICANTE APONTOU PARA A FORMAÇÃO DE DOIS GRUPOS, DEMONSTRANDO QUE OS ALUNOS DO 2º E 3º ANO DECLARAM-SE MAIS EMPENHADOS EM RELAÇÃO AOS ESTUDOS DO QUE AOS ALUNOS DO 4º E DO 5º ANO. RESSALTA-SE A IMPORTÂNCIA DE CONTINUAR INVESTIGANDO ESTAS VARIÁVEIS, COM O INTUITO DE PERMITIR O APROFUNDAMENTO DESSA DISCUSSÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ATITUDES, DESEMPENHO ESCOLAR, ESTUDANTES, PERCEPÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID6945_15082019000525.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIENE ALVES PECCIN" "autor_nome_curto" => "LUCIENE PECCIN" "autor_email" => "peccin@unicamp.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS / UNICAMP" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }