O ENSINO DE CIÊNCIAS VEM PASSANDO POR DIVERSAS MUDANÇAS AO LONGO DO TEMPO. ESSAS MUDANÇAS REFLETEM AS ALTERAÇÕES QUE VEM ACONTECENDO EM NOSSA SOCIEDADE. DIANTE DISSO, TORNA-SE NECESSÁRIO A PRODUÇÃO DE NOVAS METODOLOGIAS QUE VISEM DIVERSIFICAR O ENSINO, TRANSFORMANDO-O EM ALGO PRAZEROSO. DIANTE DISTO, ESSE PROJETO TEM POR OBJETIVO TEM POR OBJETIVO AVALIAR A EFICIÊNCIA DO JOGO “BINGO ATÔMICO” EM RELAÇÃO AO PARÂMETRO DE ANSIEDADE-ESTADO QUE OS ALUNOS DESENVOLVEM DURANTE A APLICAÇÃO DO JOGO EM UMA TURMA DO 9°. FOI ESCOLHIDA UMA TURMA DO 9° A QUAL FOI SUBMETIDO AO JOGO DO BINGO ATÔMICO, EM SEGUIDA, OS ALUNOS RESPONDERAM O QUESTIONÁRIO DE ANSIEDADE-ESTADO DE SPIELBERGER. APÓS A ANÁLISE DAS FICHAS DE BINGO, FOI VERIFICADO A MAIOR PARTE DA TURMA ACERTOU ACIMA DE 50%. EM RELAÇÃO AOS NÍVEIS DE ANSIEDADE, A TURMA APRESENTA UM PERFIL DIVERSO, APRESENTANDO DESDE TENDÊNCIA A ANSIEDADE ATÉ DEPRESSÃO. QUANDO RELACIONA O RESULTADO DO JOGO COM OS PERFIS DE COMPORTAMENTO, VÊ-SE QUE NÃO OCORRE GRANDES ALTERAÇÕES NO RENDIMENTO, ONDE NENHUM DOS GRUPOS APRESENTARAM RENDIMENTO INFERIOR A 80%. PORTANTO, O JOGO É UMA METODOLOGIA INTERESSANTE E CAPAZ DE ALTERAR OS NÍVEIS DE COMPORTAMENTO DOS ALUNOS, PROPICIANDO UM AUMENTO NA EFICIÊNCIA DA APRENDIZAGEM.