O PRESENTE ESTUDO VISA RELATAR A EXPERIÊNCIA DA PRÁTICA DOCENTE DESENVOLVIDA COM OS ACADÊMICOS DO CURSO DE MODA DA 1ª FASE EM 2018/2, NAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA APLICADA E LABORATÓRIO EXPERIMENTAL DA UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB), EM PARCERIA COM A INCUBADORA TECNOLÓGICA DE COOPERATIVAS POPULARES (ITCP/FURB), INTEGRANDO ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. NUMA PERSPECTIVA DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS, PROCURA-SE DESCREVER AS VIVÊNCIAS ENTRE ACADÊMICOS, ARTESÃOS E OS DOCENTES DAS DISCIPLINAS ENVOLVIDAS. TENDO EM VISTA NA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PRODUTO DA VITRINE DA ECONOMIA SOLIDÁRIA (ECOSOL), OS ACADÊMICOS DESENVOLVERAM UM PROJETO PARA MELHORIA DE UM PRODUTO COMERCIALIZADO NA VITRINE ECOSOL E PARA ISTO, NA DISCIPLINA FORAM ABORDADOS CONTEÚDOS DE OPERAÇÕES FINANCEIRAS E O CONHECIMENTO QUE OS ACADÊMICOS TINHAM ADQUIRIDOS AO LONGO DO SEMESTRE NO CURSO DE MODA. COMO OBJETIVO DO PROJETO ERA AGREGAR O MAIOR NÚMERO DE ACESSÓRIOS POSSÍVEIS COM MENOR CUSTO, PERMITINDO QUE O PRODUTO FOSSE ATRATIVO À VENDA, OCORRENDO TRÊS MOMENTOS APÓS A EXPLICAÇÃO DOS CONTEÚDOS: (1) UMA VISITA À VITRINE ECOSOL PARA QUE OS ACADÊMICOS PUDESSEM CONHECER E VISUALIZAR O PRODUTO QUE JÁ ESTAVA SENDO COMERCIALIZADO NA LOJA; (2) DUAS OFICINAS ONDE OS ACADÊMICOS APRESENTARAM SEUS PRODUTOS INOVADOS, EXPLICANDO AS OPERAÇÕES FINANCEIRAS APLICADAS NO PRODUTO, TAIS COMO: PREÇO DE CUSTO E PREÇO DE VENDAS PELOS ACADÊMICOS PARA OS ARTESÃOS E DOCENTES. EXAMINOU-SE QUE DA TEORIA A PRÁTICA DOS CONTEÚDOS ESTUDADOS PROPORCIONARAM AOS ACADÊMICOS MOTIVAÇÃO E INTERESSE EM APRENDER E APLICAR SEUS SABERES, E A PARTICIPAR ATIVAMENTE DURANTE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS.