ESTE ARTIGO OBJETIVA RELATAR RESULTADOS DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICOS DE PROFESSORES DE LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA, EDUCAÇÃO BÁSICA, CONSTRUÍDAS COM A FERRAMENTA JCLIC. OS CONTEÚDOS ABORDADOS NA CONSTRUÇÃO DAS ATIVIDADES FORAM: VOGAIS E CONSOANTES; EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO; FIGURAS GEOMÉTRICAS, FOLCLORE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL. O PLANEJAMENTO DAS ATIVIDADE TIVERAM BASE NA MATRIZ CURRICULAR ESCOLAR VINCULADA À BNCC. AS ATIVIDADES CONSTRUÍDAS NA FERRAMENTA JCLIC FORAM DESENVOLVIDAS PARA SEREM INSERIDAS NO PLANEJAMENTO DOS PROFESSORES E PARA UTILIZAREM EM CONTEXTO PEDAGÓGICO, E CONTRIBUIR NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO DE LEITURA E ESCRITA DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DO 1º AO 5º ANO. O PRINCIPAL RESULTADO ESTÁ RELACIONADO AO TRABALHO DOS PROFESSORES LOTADOS EM LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EM ESCOLAS PÚBLICAS DE MARABÁ – PA, O ENVOLVIMENTO E A APROXIMAÇÃO DOS DEMAIS PROFESSORES EM RELAÇÃO AO USO E DESENVOLVIMENTO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS NA EDUCAÇÃO BÁSICA PARA QUE VISEM CONTRIBUIR NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DOS ESTUDANTES. DESSA FORMA, PERCEBEU-SE A IMPORTÂNCIA DOS PROFESSORES DE LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS EM RECEBER FORMAÇÃO CONTINUADA PARA REALIZAREM ATIVIDADES PEDAGÓGICAS QUE ESTEJAM ASSOCIADAS ÀS REALIDADES DOS ALUNOS E DOS PROFESSORES