DADA SUA IMPORTÂNCIA PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL, A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA EVOCA A FORMAÇÃO PARA O MUNDO DO TRABALHO, MAS TAMBÉM DISPÕE DE RECURSOS PARA POSSIBILITAR A COMPREENSÃO HISTÓRICA, ECONÔMICA, SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL PARA OS JOVENS ESTUDANTES. COM EFEITO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É REFLETIR SOBRE ALGUMAS DIMENSÕES DA REFORMA PARA A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA, VALENDO-SE DA EXPERIÊNCIA DO PRIMEIRO AUTOR COMO ESTUDANTE DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS E RESGATANDO SUAS EXPERIÊNCIAS COMO ESTUDANTE DE SOCIOLOGIA DO ENSINO BÁSICO. ESTE TRABALHO EMERGIU DA PREOCUPAÇÃO COM A DISCIPLINA E A SUA INSTITUCIONALIZAÇÃO ENQUANTO OBRIGATÓRIA NOS CURRÍCULOS DO ENSINO MÉDIO, POIS SOFRE DESDE O INÍCIO DO SÉCULO PASSADO COM, ORA PERMISSÃO, ORA PROIBIÇÃO DA VIGÊNCIA DA DISCIPLINA NOS CURRÍCULOS. OUTRO PONTO É PENSAR SOBRE A REFORMA DO ENSINO MÉDIO (2017) E A SUA RELAÇÃO COM ENSINO DE SOCIOLOGIA. EM TEMPOS COMO ESTE NO QUAL INTERESSES NEOLIBERAIS E CAPITALISTAS APROFUNDAM MODIFICAÇÕES NA SOCIEDADE BRASILEIRA, TORNA-SE IMPORTANTE DISCUTIR A IMPORTÂNCIA PLURAL DA SOCIOLOGIA COMO COMPONENTE CURRICULAR. PARA ISSO, UTILIZA-SE NESTE TRABALHO UMA ANÁLISE COM BASE EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA COMPREENSÃO ABRANGENTE DO FENÔMENO, ALÉM DE RELATO DE EXPERIÊNCIA PARA UMA COMPREENSÃO MAIS SINGULAR DOS ACHADOS.