ESTE ESTUDO TEVE COMO OBJETIVO MAPEAR AS PESQUISAS PUBLICADAS NO BRASIL, ENTRE 2014 E 2019, SOBRE
EVASÃO ESCOLAR E RAÇA. FOI REALIZADA UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA MEDIANTE UMA BUSCA ELETRÔNICA
DE ARTIGOS INDEXADOS NAS BASES SCIELO E PERIÓDICOS CAPES, A FIM DE QUANTIFICAR E CATEGORIZAR PESQUISAS
COM ESSE RECORTE. APÓS ANÁLISE DOS CRITÉRIOS DE INCLUSÃO/EXCLUSÃO, NENHUMA PUBLICAÇÃO FOI ENCONTRADA
EM TAIS PERIÓDICOS. TAL RESULTADO EVIDENCIA UMA GRANDE DEFASAGEM DE DISCUSSÃO DA TEMÁTICA DE EVASÃO
ESCOLAR COMO UMA QUESTÃO TAMBÉM DE DESIGUALDADE RACIAL. CONCLUI-SE, A PARTIR DISSO, QUE É NECESSÁRIO
FOMENTAR ATIVAMENTE A PRODUÇÃO DE SABER SOBRE A EXPERIÊNCIA ESCOLAR DE PESSOAS NEGRAS. ALÉM DISSO,
CABE CONSTRUIR MEIOS DE INTERVENÇÃO QUE ABARQUEM A INTEGRALIDADE DOS SUJEITOS, QUE PROPICIEM ACESSO E
PERMANÊNCIA DESSAS PESSOAS À ESCOLA E UMA POSTERIOR RUPTURA NA ESTRUTURA DE DESIGUALDADE.