ESTE TRABALHO SISTEMATIZA UM ESTUDO ACERCA DO PAPEL DO SUPERVISOR E A SUA IMPORTÂNCIA SOB O CONSELHO DE CLASSE, A PESQUISA FOI REALIZADA NUMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE/PB. NOSSO OBJETIVO FOI COMPREENDER O PAPEL DO SUPERVISOR ESCOLAR FRENTE AO CONSELHO DE CLASSE, ASSIM PRETENDEMOS REFLETIR SOBRE O CONSELHO DE CLASSE COMO ESPAÇO DE AVALIAÇÕES DO TRABALHO INDIVIDUAL E COLETIVO DA EQUIPE ESCOLAR, BEM COMO IDENTIFICAR A FUNÇÃO DO SUPERVISOR ESCOLAR NA ORGANIZAÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE, E TAMBÉM IDENTIFICAR AS DIFICULDADES E PERSPECTIVAS DA PARTICIPAÇÃO DO SUPERVISOR ESCOLAR NO CONSELHO DE CLASSE. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CUNHO TEÓRICO E EMPÍRICO. OS DADOS FORAM ANALISADOS DE FORMA QUALITATIVA, AS INFORMAÇÕES FORAM COLETADAS, ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO, DE FORMA A ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE AS INFORMAÇÕES OBTIDAS NO QUESTIONÁRIO, E INTERPRETADAS, À LUZ DAS ABORDAGENS TEÓRICAS SISTEMATIZADAS. CONCLUÍMOS O CONSELHO ESCOLAR É UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL, ATRAVÉS DO MESMO, POSSIBILITA AOS PROFESSORES AVALIAREM ASPECTOS DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, ASSIM SENDO, A ESCOLA AINDA NÃO DISPONIBILIZA DE UM SUPERVISOR ESCOLAR PARA CONTRIBUIR COM ESSE PROCESSO, TÃO IMPORTANTE, PORTANTO SE FAZ NECESSÁRIO A PRESENÇA DE UM PROFISSIONAL DA SUPERVISÃO COM OBJETIVO DE CONTRIBUIR AINDA MAIS COM O CONSELHO DE CLASSE, BEM COMO, COM AS DEMAIS PROBLEMÁTICAS DA ESCOLA.