OS CONTEÚDOS QUÍMICOS MINISTRADOS EM ESCOLAS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO SÃO NA MAIORIA ABSTRATOS E DE DIFÍCIL COMPREENSÃO PARA OS ALUNOS. CONSIDERANDO SUPERAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, O OBJETIVO DESTE TRABALHO É COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO NO ENSINO DE QUÍMICA. DIANTE DISSO, FOI ESTABELECIDA A RELAÇÃO ENTRE O CONTEÚDO HIDROCARBONETOS E OS COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS, SUBSTÂNCIAS FORMADAS POR MEIO DE PROCESSOS NATURAIS, COMO A DECOMPOSIÇÃO DE ORGANISMOS SOTERRADOS. O REFERENCIAL TEÓRICO ESTÁ SUSTENTADO NA RELEVÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADES LÚDICAS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI UMA AÇÃO INTERVENTIVA DE NATUREZA QUALITATIVA, DESENVOLVIDA POR MEIO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DO IF SERTÃO-PE, CAMPUS PETROLINA. PARA TANTO, PROCEDEU-SE ÀS SEGUINTES ETAPAS: DEMONSTRAÇÃO DE VÍDEO SOBRE A ORIGEM DO PETRÓLEO, APLICAÇÃO DE PARÓDIA, CONSTRUÇÃO DE MODELOS MOLECULARES COM BALAS DE GOMA (JUJUBA), EXECUÇÃO DE QUATRO EXPERIMENTOS EM SALA DE AULA E APLICAÇÃO DE UM CAIXA QUIZ COM PERGUNTAS QUE FORAM RESPONDIDAS PELOS ESTUDANTES. A AÇÃO ENVOLVEU 30 ALUNOS DO 2º ANO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO AO TÉCNICO EM QUÍMICA DO IF SERTÃO-PE, CAMPUS PETROLINA, COM FAIXA ETÁRIA DE 14 A 16 ANOS, POSSIBILITANDO A APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO DE UMA FORMA DIVERSIFICADA E VOLTADA AO COTIDIANO DOS ESTUDANTES. PORTANTO, FICOU EVIDENTE QUE A UTILIZAÇÃO DE ELEMENTOS LÚDICOS NO ENSINO DE QUÍMICA MODIFICA A ROTINA DA SALA DE AULA E FAVORECE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.