ESTE ARTIGO VISA ANALISAR A RELEVÂNCIA DOS DIÁLOGOS POLÍTICOS ESTABELECIDOS EM SALA DE AULA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, POR MEIO DE POSSIBILIDADES DE RELAÇÕES INTERDISCURSIVAS ENTRE A OBRA LITERÁRIA TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA E A CONSTITUIÇÃO DE 1988. PARTE DE UM RECORTE DE ANÁLISES DOS RESULTADOS DA APLICAÇÃO DA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DA DISSERTAÇÃO DO MESTRADO PROFISSIONAL EM LETRAS, REALIZADA PELA AUTORA, NO ÂMBITO DE UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL, DO MUNICÍPIO DE GUARABIRA-PB. O REFERENCIAL TEÓRICO-METODOLÓGICO APONTA ESTUDOS DE BAKHTIN (2000 E 2014); CANDIDO (2006); COSSON (2014); FIORIN (2016); MOISÉS (2006); OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (1998); ENTRE OUTROS. OS PRINCIPAIS RESULTADOS MOSTRAM QUE, PELO PROCESSO DE INTERAÇÃO VERBAL COMO MEIO DE FACILITAÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM, OS ESTUDANTES PODEM REALIZAR A LEITURA DO ROMANCE, FAZER MÚLTIPLAS REFERÊNCIAS E COMPREENDER GLOBALMENTE A OBRA AO PONTO DE INTEGRAR INFORMAÇÕES ENTRE ELA E A CONSTITUIÇÃO; AS DIFICULDADES EVIDENCIADAS AO LONGO DO PROCESSO CONDUZEM À REVISÃO DA PRÁTICA PEDAGÓGICA DO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, COM O INTUITO DE SUPERAR DESAFIOS, ESPECIALMENTE, NO QUE CONCERNE À HETEROGENEIDADE DOS NÍVEIS DE APRENDIZAGEM E AO USO DAS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS DURANTE O PROCESSAMENTO DA LEITURA.