- O COORDENADOR PEDAGÓGICO (CP), POSSUI UM CAMPO MUITO VASTO DE ATUAÇÃO, ASSIM OCORRE ABERTURA PARA O SURGIMENTO DE UMA NOVA FUNÇÃO, A DE PROFESSOR COORDENADOR DE ÁREA (PCA). NO ENTANTO, NÃO HÁ REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS SUFICIENTES QUE DETALHAM SUAS ATRIBUIÇÕES. O TRABALHO, ENTÃO, VISA CONHECER A OPINIÃO DE DOCENTES, DE ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL, RELACIONADA A FUNÇÃO DO PCA NA PERSPECTIVA DO AUXÍLIO À PRÁTICA DOCENTE E AO PERFIL DESSA NOVA FUNÇÃO. PARA ISSO FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO VIA GOOGLE FORMS E A PARTIR DELE FORAM ANALISADOS OS GRÁFICOS GERADOS E CONSTRUÍDA UMA NUVEM DE PALAVRAS PARA CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DO PCA. A PARTIR DOS RESULTADOS OBSERVOU-SE MESMO QUE PARTE DO PERCENTUAL NÃO ACHE MUITO IMPORTANTE A ATUAÇÃO DO PCA SOBRE A PRÁTICA DO DOCENTE, A MAIORIA ACHA CONSIDERA QUE ESTE ATUE DE FORMA A SUGERIR INTERVENÇÕES PARA O MELHORAMENTO DA PRÁTICA EM SALA DE AULA, ALÉM DE ANALISAR QUAIS PRÁTICA APARECEM COMO EXITOSAS.