Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE UM APLICATIVO MÓVEL COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO ENSINO DE GENÉTICA MENDELIANA

Palavra-chaves: GENÉTICA, ENSINO MÉDIO, APLICATIVOS, ENSINO DE BIOLOGIA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

EM UMA SOCIEDADE CUJAS INFORMAÇÕES OCORREM DE FORMA CONTÍNUA E QUASE SIMULTÂNEA, É CADA VEZ MAIS COMUM NOS DEPARARMOS COM NOTÍCIAS QUE REQUEREM CONHECIMENTO ESPECÍFICO PARA A SUA COMPREENSÃO, VISTO QUE POSSUEM CONCEITOS ESPECÍFICOS DA ÁREA, NECESSITANDO DE ABORDAGENS QUE PROMOVAM A APROXIMAÇÃO DESSA LINGUAGEM CIENTÍFICA AO SUJEITO. PARA TANTO, O ENTENDIMENTO DE UMA LINGUAGEM CIENTÍFICA É ESSENCIAL À FORMAÇÃO EDUCACIONAL DO CIDADÃO. PARALELAMENTE, OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS SE FAZEM CADA VEZ MAIS PRESENTES NOS HÁBITOS E ATIVIDADES DIÁRIAS DE PRATICAMENTE TODA A POPULAÇÃO. PARTINDO DESSA REALIDADE, OS APLICATIVOS OU APPS SE APRESENTAM COMO FERRAMENTAS MODERNAS E LÚDICAS QUE QUANDO INSERIDAS NO CONTEXTO DE SALA DE AULA ESTIMULAM, FACILITAM E AUMENTAM A COMPREENSÃO DE DETERMINADOS EVENTOS. DESSE MODO OS APLICATIVOS MÓVEIS SÃO APARATOS QUE PODEM ESTIMULAR UM ESTUDO PARA ALÉM DA SALA DE AULA, FUGINDO DO MECANICISMO DAS ATIVIDADES ESCOLARES TRADICIONAIS. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR A POTENCIALIDADE DO USO DE UM APLICATIVO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CONCEITOS INICIAIS DA GENÉTICA MENDELIANA. A ATIVIDADE OCORREU POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REALIZADA EM QUATRO ENCONTROS, COM UMA TURMA DE 3º ANO DO ENSINO MÉDIO, COMPOSTA POR 24 ALUNOS, DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ESCADA, PERNAMBUCO. A PROPOSTA FOI DESENVOLVIDA EM RODAS DE CONVERSA, VISANDO A COMPREENSÃO DOS ESTUDANTES SOBRE A TEMÁTICA ABORDADA. INICIALMENTE, OS ALUNOS APRESENTARAM CERTA DIFICULDADE COM RELAÇÃO AOS CONCEITOS CORRELACIONADOS ÀS LEIS DE MENDEL, MAS COM O AUXÍLIO DO APLICATIVO HOUVE SIGNIFICATIVO CRESCIMENTO CONCEITUAL ACERCA DO CONTEÚDO ABORDADO.

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