O TEMA DA PESQUISA TEM COMO ÊNFASE AS REFORMAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE 1990 E OS REFLEXOS NAS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE. PARA TANTO, BUSCA-SE ANALISAR A ATIVIDADE DOCENTE NO CONTEXTO DAS TRANSFORMAÇÕES QUE A EDUCAÇÃO BRASILEIRA VEM SOFRENDO A PARTIR DAS REFORMAS EDUCACIONAIS MAIS RECENTES, CUJAS CONSEQUÊNCIAS INCIDEM DIRETAMENTE NAS CONDIÇÕES DE TRABALHO DOCENTE E NA QUALIDADE DO ENSINO DA ESCOLA PÚBLICA. DESSE MODO, PRETENDE-SE PROBLEMATIZAR A INFLUÊNCIA DAS ORIENTAÇÕES DE ORGANISMOS INTERNACIONAIS NA FORMULAÇÃO DAS REFORMAS EDUCACIONAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NO FUNCIONAMENTO INTERNO DA ESCOLA PÚBLICA. A LITERATURA CONFIRMA QUE AS REFORMAS MAIS RECENTES TÊM IMPLICADO UMA INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E, COMO CONSEQUÊNCIA, A INSATISFAÇÃO DOS PROFESSORES. OLIVEIRA (2007) AFIRMA QUE AS ESCOLAS TÊM ADQUIRIDO MAIOR FLEXIBILIDADE E AUTONOMIA, MAS TAMBÉM TÊM RESPONDIDO A UMA DEMANDA CRESCENTE DE ATIVIDADES E RESPONSABILIDADES, O QUE TEM CONTRIBUÍDO PARA A INTENSIFICAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. O ASPECTO METODOLÓGICO DA PESQUISA SE CARACTERIZARÁ PELA SUA NATUREZA QUALITATIVA E A TÉCNICA UTILIZADA PARA A COLETA DE DADOS SERÁ A PESQUISA DOCUMENTAL DAS PRINCIPAIS LEIS, DECRETOS, ENTRE OUTROS DOCUMENTOS CONCERNENTES ÀS REFORMAS EDUCACIONAIS A PARTIR DE 1990. A PARTIR DA OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS, ESPERA-SE CONTRIBUIR PARA A REFLEXÃO ACERCA DAS CONDIÇÕES DO TRABALHO DOCENTE NA ATUAL CONJUNTURA SOCIOPOLÍTICA E ECONÔMICA.