HISTORICAMENTE NEGRAS E NEGROS, ASSIM COMO AS/OS INDÍGENAS, TÊM SIDO NEGLIGENCIADAS/OS NO QUE SE REFERE AO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. O DEBATE SOBRE A DEMOCRATIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR GANHOU MAIS VISIBILIDADE A PARTIR DO ANO 2000 QUANDO AS UNIVERSIDADES PÚBLICAS PASSARAM A ADOTAR POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS PARA O INGRESSO EM SEUS CURSOS. AS POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS, NESTE CASO ESPECÍFICO, AS COTAS RACIAIS SURGIRAM COMO UMA ALTERNATIVA PARA DIMINUIR AS DESIGUALDADES EXISTENTES ENTRE NEGRAS/OS E BRANCAS/OS EM RELAÇÃO AO ACESSO AO ENSINO SUPERIOR. DIANTE DO EXPOSTO, ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO COMPREENDER O IMPACTO DAS COTAS RACIAIS NO ENSINO SUPERIOR NA TRAJETÓRIA DE UNIVERSITÁRIAS NEGRAS COTISTAS. ESTA É UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, DESCRITIVA E DE NATUREZA QUALITATIVA, CONSTITUINDO O ESTUDO DE CASO A ESTRATÉGIA DE PESQUISA MAIS APROPRIADA PARA NOSSA INVESTIGAÇÃO. PARA A COLETA DE DADOS UTILIZAMOS ENTREVISTAS SEMIESTRUTURADAS, ONDE FORAM ENTREVISTADAS CINCO (5) UNIVERSITÁRIAS COTISTAS, AUTODECLARADAS NEGRAS, MORADORAS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE (RMR). AS ENTREVISTAS OCORRERAM ENTRE OS MESES DE JUNHO E JULHO DE 2019 E PARA REALIZARMOS A PESQUISA, UTILIZAMOS A TÉCNICA METODOLÓGICA SNOWBALL SAMPLING (BOLA DE NEVE), QUE É UMA FORMA DE AMOSTRA NÃO PROBABILÍSTICA UTILIZADA EM PESQUISAS SOCIAIS, ONDE OS PARTICIPANTES INICIAIS DO ESTUDO INDICAM NOVOS PARTICIPANTES E ASSIM SUCESSIVAMENTE, ATÉ QUE SEJA ALCANÇADO O OBJETIVO PROPOSTO OU O PONTO DE SATURAÇÃO. A PARTIR DAS ENTREVISTAS REALIZADAS, FOI POSSÍVEL PERCEBER A IMPORTÂNCIA DAS COTAS RACIAIS COMO ELEMENTO DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR E CONSEQUENTEMENTE DE MUDANÇA SOCIAL NA VIDA DE NEGRAS UNIVERSITÁRIAS COTISTAS.