A GENÉTICA É UM DOS TÓPICOS MAIS DIFÍCEIS DA BIOLOGIA, DEVIDO AO SEU VASTO E COMPLEXO VOCABULÁRIO E AO ENVOLVIMENTO DA MATEMÁTICA. ALÉM DISSO, A UTILIZAÇÃO DA METODOLOGIA TRADICIONAL DE ENSINO NÃO FAVORECE A VISUALIZAÇÃO DE PROCESSOS CELULARES, NÃO POSICIONA O ALUNO COMO PROTAGONISTA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, NEM CONTEMPLA OS DIFERENTES TIPOS DE INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. NESTE SENTIDO, A UTILIZAÇÃO DE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS (JOGOS, VÍDEOS, DINÂMICAS, MODELOS DIDÁTICOS) TEM SIDO APONTADA COMO UM CAMINHO PARA MINIMIZAR A PROBLEMÁTICA DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GENÉTICA. DIANTE DISSO, FORAM APLICADAS DIFERENTES PROPOSTAS DE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE GENÉTICA PARA UM GRUPO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, QUE AS AVALIARAM QUANTITATIVAMENTE E QUALITATIVAMENTE, VISANDO IDENTIFICAR QUAIS SERIAM MAIS VIÁVEIS PARA USO EM SALA DE AULA. PORTANTO, ESTE ESTUDO IRÁ DESCREVER A METODOLOGIA E OS RESULTADOS OBTIDOS PELAS TRÊS METODOLOGIAS MAIS BEM AVALIADAS. A ATIVIDADE “USANDO MIÇANGAS E CORES PARA ENSINAR A PRIMEIRA LEI DE MENDEL E SUAS EXTENSÕES” FOI A MAIS BEM AVALIADA. A ATIVIDADE “BINGO DOS CROMOSSOMOS SEXUAIS” AUXILIOU NA COMPREENSÃO DA DIFERENÇA DE FREQUÊNCIA DO DALTONISMO EM HOMENS E MULHERES, ENQUANTO A ATIVIDADE “BINGO EVOLUTIVO” CONTRIBUIU PARA A VISUALIZAÇÃO DOS EFEITOS DOS FATORES EVOLUTIVOS EM UMA POPULAÇÃO. ADICIONALMENTE, OS PARTICIPANTES CONTRIBUÍRAM COM SUGESTÕES PARA A MELHORIA DESTAS ATIVIDADES, EMBORA DE MANEIRA GERAL TENHAM AS CONSIDERADO ADEQUADAS PARA APLICAÇÃO EM SALA DE AULA. ASSIM, CONCLUI-SE QUE A UTILIZAÇÃO DE ALTERNATIVAS METODOLÓGICAS PODE CONTRIBUIR PARA MINIMIZAR AS PROBLEMÁTICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GENÉTICA, AO FACILITAR A COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS.