O ENSINO DEVE SER PENSADO DE MODO A CONSIDERAR O QUE O ALUNO JÁ SABE E VIVENCIA NO SEU DIA A DIA. O PROFESSOR PRECISA TER O CUIDADO DE REFLETIR SOBRE COMO UTILIZAR ESSES SABERES E CONHECIMENTOS ADVINDOS DA EXPERIÊNCIA DOS ESTUDANTES PARA SEREM TRABALHADOS EM SALA DE AULA. DIANTE DESSA SITUAÇÃO ESTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA ANÁLISE PERCEBER COMO OS PROFESSORES DA ESCOLA DO CAMPO HERMÍNIO MANOEL DE JESUS, DO MUNICÍPIO DE VALENÇA-BAHIA, COMPREENDEM A IMPORTÂNCIA DE UTILIZAR O CONTEXTO DOS ESTUDANTES PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM DE MODO SIGNIFICATIVO. PARA EMBASAR O ESCRITO BUSCAMOS REFERENCIAIS SOBRE OS SABERES DOCENTES (TARDIF), DE RESPEITO À VIVÊNCIA DO EDUCANDO (PAULO FREIRE) E A CONTEXTUALIZAÇÃO (ERIVANILDO SILVA). OS DADOS FORAM OBTIDOS POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO E ANALISADOS POR MEIO DA ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), E AS SEGUINTES CATEGORIAS A POSTERIORI EMERGIRAM: I) ESCOLA DO CAMPO E SUAS PARTICULARIDADES; II) RELAÇÃO DA VIVÊNCIA DOS ESTUDANTES COM O CONHECIMENTO ESCOLAR; III) USO DA VIVÊNCIA/CONTEXTO PARA A PROMOÇÃO DA APRENDIZAGEM E IV) COMPREENSÃO E PRÁTICA DA CONTEXTUALIZAÇÃO. COM BASE NA ANÁLISE REALIZADA PERCEBEMOS QUE, APESAR DE CONHECER A NECESSIDADE DE USO DO CONTEXTO, RESPEITO A VIVÊNCIA E AS PARTICULARIDADES DO ENSINO NO CAMPO, OS PROFESSORES POSSUEM ALGUMAS LIMITAÇÕES EM TRABALHAR O CONTEÚDO LEVANDO EM CONSIDERAÇÕES AS ESPECIFICIDADES DO CAMPO.