Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPREENDENDO AS PRÁTICAS AVALIATIVAS A PARTIR DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO, VERIFICAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FORMAÇÃO INICIAL Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É UM DOS ELEMENTOS NECESSÁRIOS À PRÁTICA DOCENTE, ENTRETANTO, ELA NÃO DEVE SER CONFUNDIDA COM EXAME OU VERIFICAÇÃO. PRÁTICAS VERDADEIRAMENTE AVALIATIVAS PRECISAM SER DISCUTIDAS E VIVENCIADAS NA FORMAÇÃO INICIAL PARA QUE SEJAM REPLICADAS NA ATIVIDADE DOCENTE DOS LICENCIANDOS. SENDO ASSIM, ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DA REFLEXÃO CRÍTICA A PARTIR DA PROBLEMATIZAÇÃO, ELEGEMOS OS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS OBRIGATÓRIOS COMO UM COMPONENTE CURRICULAR ESSENCIAL PARA RESSIGNIFICAÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE, DEVIDO ÀS SUAS CARACTERÍSTICAS TEÓRICO-PRÁTICAS. PORTANTO, A PRESENTE PESQUISA BUSCA COMPREENDER AS CONCEPÇÕES E PRÁTICAS AVALIATIVAS EXPRESSAS NO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO (PPC) DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM RELAÇÃO AOS ESO NUMA INSTITUIÇÃO ESTADUAL FORMADORA DE PROFESSORES LOCALIZADA NO INTERIOR DO ESTADO DE PERNAMBUCO. PARA ISTO, BUSCAMOS IDENTIFICAR A CONCEPÇÃO DE AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS EM GERAL E EM RELAÇÃO AOS ESO, BEM COMO OS INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS ESTABELECIDOS NO DOCUMENTO, E O QUE É FEITO COM OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DOS MESMOS. COMO FORMA DE TRATAMENTO DOS DADOS IDENTIFICADOS DO DOCUMENTO, UTILIZAMOS A ANÁLISE DE CONTEÚDO. COMO RESULTADOS, INFERIMOS QUE HÁ UMA BUSCA PELA IMPLEMENTAÇÃO DE PROCESSOS VERDADEIRAMENTE AVALIATIVOS, COM O USO DE INSTRUMENTOS VARIADOS ONDE, A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS, HÁ A INTENÇÃO DE ELABORAÇÃO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA, QUANDO NECESSÁRIA, POR PARTE DO PROFESSOR ORIENTADOR.

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