O PRESENTE ARTIGO FAZ UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ACERCA DA SÍNDROME DE DOWN E A RELAÇÃO FAMILIAR, DESDE DO RECEBIMENTO DO DIAGNÓSTICO (E DE UM PROCESSO DE LUTO) A UMA ACEITAÇÃO E INCLUSÃO DO FILHO NESTE NOVO MEIO FAMILIAR. A FAMÍLIA É UM DOS MAIS POTENTES CONTRIBUIDORES PARA O DESENVOLVIMENTO INFANTIL. É RELATADO TAMBÉM NESTE ARTIGO AS RELAÇÕES MICROFAMILIARES QUE SÃO AS RELAÇÕES DENTRO DA FAMÍLIA, MOSTRANDO A RELAÇÃO ENTRE PAI E MÃE E O ESTRESSE CAUSADO PELA CRIANÇA.
OS ESTIGMAS SOCIAIS É ALGO RECORRENTE DIANTE DAS CRIANÇAS PORTADORES DESSA SÍNDROME DESDE SUA ORIGEM ATÉ MESMO A SUA ATUALIDADE; DESTA FORMA BUSCA-SE OS MEIOS PARA UMA MELHOR INCLUSÃO, SABENDO QUE A EDUCAÇÃO PASSA A PRIORI PELA FAMÍLIA E RECAI TAMBÉM SOBRE A ESCOLA, O TAL ARTIGO BUSCA RELATAR DE FORMA BREVE COMO DEVE SER FEITO ESSE PROCESSO PARA UMA MELHOR INCLUSÃO NO SOCIAL.