SOMO ATRAÍDOS CONSTANTEMENTE POR UMA INFINIDADE DE TEXTOS QUE MESCLAM MAIS DE UM MODO SEMIÓTICO. OS TEXTOS IMAGÉTICOS ALIADOS ÀS PALAVRAS TÊM CADA VEZ MAIS PARTICIPADOS DAS NOSSAS PRÁTICAS COMUNICATIVAS ENQUANTO SUJEITOS QUE INTERAGEM SOCIALMENTE. SOBRE ISSO, O PRESENTE ARTIGO OBJETIVA ANALISAR COMO OS MODOS SEMIÓTICOS (VERBAL E VISUAL) SE RELACIONAM NOS EXERCÍCIOS DE PORTUGUÊS EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE DUAS ESCOLAS ESTADUAIS PÚBLICAS DO ENSINO MÉDIO, APROVADOS PELO PNLD PARA O TRIÊNIO 2018-2020. PARA ISSO, MONTAMOS UM APORTE TEÓRICO NECESSÁRIO PARA SUBSIDIAR A NOSSA INVESTIGAÇÃO, ASSIM, REFLETIMOS SOBRE O LD A PARTIR DAS CONSIDERAÇÕES DE GUALBERTO E PIMENTA (2016), MARCUSCHI E CAVALCANTE (2006); SOBRE MULTIMODALIDADE DISCUTIMOS COM BASE EM DIONÍSIO E VASCONCELOS (2013), ENTRE OUTROS. PARA COMPOR AS ANÁLISES, PARTIMOS DO SISTEMA DE RELAÇÃO IMAGEM-TEXTO PROPOSTO POR MARTINEC E SALWAY (2005), QUE APRESENTAM ALGUMAS CATEGORIAS ANALÍTICAS PARA A DESCRIÇÃO RELACIONAL ENTRE IMAGEM E O CÓDIGO ESCRITO NUMA RELAÇÃO DE IGUALDADE OU DE DESIGUALDADE. PORTANTO, O ESTUDO REVELOU QUE AS ATIVIDADES QUE CONTÊM GÊNEROS MULTIMODAIS COMO SUPORTE PARA UM EXERCÍCIO, AINDA MERECEM UM REFINAMENTO QUANTO À EXPLORAÇÃO DA IMAGEM COMO ELEMENTO DOTADO DE SENTIDO, QUE ALIADO À PALAVRA SE UNE PARA FORMAR UM TODO COERENTE, ESSA NÃO VISÃO, IMPLICA NA PRESENÇA DE EXERCÍCIOS E COMANDOS DE QUESTÕES QUE ANULAM O POTENCIAL SEMIÓTICO E DE SENTIDO QUE AS IMAGENS REVELAM, POR ISSO, COM BASE NOS ACHADOS DA PESQUISA, FOI NOTADO QUE IMAGEM DESEMPENHA UM PAPEL DE SUBORDINAÇÃO COM O TEXTO ESCRITO, CUMPRINDO APENAS UM PAPEL ILUSTRATIVO.