ATUALMENTE O ENSINO DE CIÊNCIAS NECESSITA DE NOVAS METODOLOGIAS QUE SEJAM DIFERENCIADAS E CHAMEM A ATENÇÃO DOS ALUNOS PARA OBTEREM AUTONOMIA NO CONHECIMENTO. OS LABORATÓRIOS FABLEARN SÃO ESPAÇOS DE INVENÇÃO, DESCOBERTA, INVESTIGAÇÃO E APRENDIZAGEM. ELES JÁ ESTÃO PRESENTES EM 15 PAÍSES DO MUNDO. GRAÇAS A PARCERIA COM A FUNDAÇÃO LEMANN, A CIDADE DE SOBRAL É A ÚNICA REDE PÚBLICA DO PAÍS A CONTAR COM O EQUIPAMENTO. CERCA DE 100 ESTUDANTES DO 7º ANO PARTICIPARAM DE UMA AULA PRÁTICA SOBRE O REINO ANIMAL NO LABORATÓRIO FABLEARN DO COLÉGIO SOBRALENSE DE TEMPO INTEGRAL MARIA DORILENE ARRUDA ARAGÃO. A ATIVIDADE TRATA-SE DE UMA SEQUENCIA DIDÁTICA EM QUE PROPOCIONOU AOS ALUNOS AUTONOMIA NA APRENDIZAGEM, SENDO CAPAZES DE CONSTRUIR O PRÓPRIO CONHECIMENTO. A ATIVIDADE CONTOU COM TRÊS FASES SENDO TODAS REALIZADAS NO LABORATÓRIO. PRIMEIRA: PROPOR AOS ALUNOS QUE ANALISEM FICHAS COM NOME DE ANIMAIS E ALGUMAS CARACTERÍSTICAS E ORGANIZEM EM GRUPOS E EM SEGUIDA APRESENTAM OS MOTIVOS QUE LERAM A CLASSIFICAR. SEGUNDA: CONSTRUIR UM ÁRVORE FILOGENÉTICA COM GRUPOS DE VERTEBRADOS ALGUMAS CARACTERÍSTICAS SEMELHANTES E DIFERENTES. TERCEIRA: CONSTRUIR UM ANIMAL E ATRAVÉS DE SUAS CARACTERÍSTICAS DESCREVER AMBIENTE EM QUE HABITA, ALIMENTAÇÃO, REPRODUÇÃO, LOCOMOÇÃO E RESPIRAÇÃO. COMO RESULTADO APLICAMOS UMA FICHA DE AVALIAÇÃO COM QUESTÕES ABERTAS. EM RELAÇÃO AO QUE APRENDERAM, O QUE MAIS OS ALUNOS CITARAM NAS FICHAS FORAM: APRENDEU SOBRE VERTEBRADOS, APRENDEU A CONSTRUIR ANIMAIS, APRENDEU QUE OS ANIMAIS SE DIVIDEM EM GRUPOS, APRENDEU SOBRE CARACTERÍSTICAS DOS ANIMAIS E VERTEBRADOS E APRENDEU SOBRE ÁRVORE FILOGENÉTICA.