A QUÍMICA É UMA CIÊNCIA EXATA, PRESENTE NO COTIDIANO E NO DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE E HUMANIDADE. COMO DISCIPLINA, AINDA É TRABALHA UTILIZANDO-SE MAJORITARIAMENTE MÉTODOS TRADICIONAIS DE ENSINO, QUE PODEM NÃO FAVORECER O DESENVOLVIMENTO DAS ESPECIFICIDADES DE CADA ALUNO. ESTE TRABALHO, É FRUTO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS COM ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, AS QUAIS BUSCARAM PROMOVER A PARTICIPAÇÃO ATIVA E EFETIVA DOS ALUNOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM TORNANDO-OS PROTAGONISTAS DE TODO O PROCESSO DE ENSINO. NA METODOLOGIA PROPOSTA OS ALUNOS RECEBERAM SITUAÇÕES-PROBLEMAS, QUE FORAM DENOMINADAS DE SITUAÇÕES QUÍMICAS, QUE REFERIAM-SE A ALGUNS CONTEÚDOS DE QUÍMICA, O OBJETIVO FOI FAZER COM QUE OS ALUNOS APRESENTASSEM PARA A TURMA A SOLUÇÃO DA SITUAÇÃO QUÍMICA QUE LHES FOI DADA, QUAL DEVERIAM SER APRESENTADAS UTILIZANDO AS MAIS VARIADAS METODOLOGIAS DIDÁTICAS, INCLUINDO TAMBÉM EXPERIMENTOS SIMPLES COM MATERIAIS DE BAIXO CUSTO E/OU FÁCIL ACESSO. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM SATISFATÓRIOS, COM A PARTICIPAÇÃO, COM APRESENTAÇÃO DE SOLUÇÕES PARA AS SITUAÇÕES-PROBLEMA DE 71,4% DOS ESTUDANTES DAS TURMAS ENVOLVIDAS. A GRANDE MAIORIA OS ALUNOS DAS TURMAS MOSTRARAM INTERESSE PELOS TRABALHOS APRESENTADOS, QUE SURPREENDERAM POSITIVAMENTE EM TERMOS DE CRIATIVIDADE E CONTEÚDO, ALÉM DE TER CONTRIBUÍDO COM A FORMAÇÃO CONTINUADA DA PROFESSORA TITULAR DA DISCIPLINA E DA FORMAÇÃO INICIAL DOS LICENCIANDOS DO CURSO DE QUÍMICA, BOLSISTAS DO PIBID.