Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM CLASSES COMUNS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO MAIOR-PI

Palavra-chaves: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS, ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, PROFESSORES INCLUSIVOS Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
0 of 0
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60474 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2137 "inscrito_id" => 11485 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM CLASSES COMUNS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO MAIOR-PI" "resumo" => "O CONCEITO DE INCLUSÃO ERRONEAMENTE É CONFUNDIDO COM A MERA INSERÇÃO DO ALUNO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL NA REDE REGULAR DE ENSINO, CONTUDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EFETIVA-SE QUANDO O ALUNO É RESPEITADO EM SUAS POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS E O DOCENTE FAVORECIDO AS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICAS PARA DESENVOLVER SEU TRABALHO EDUCATIVO. A PESQUISA PROPÕE-SE A ANALISAR EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS DE ALUNOS COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL NA SALA DE AULA REGULAR DE ESCOLAS PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPO MAIOR-PI, BUSCANDO IDENTIFICAR ESTAS EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO; CARACTERIZA-LAS E AVERIGUAR AS ESTRATÉGIAS DE APOIO À APRENDIZAGEM DO ALUNO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL ADOTADAS PELO PROFESSOR. O ESTUDO INVESTIGATIVO REALIZOU-SE EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA ZONA URBANA DE CAMPO MAIOR-PI E CONTOU COM DOIS PROFESSORES DA SALA COMUM. ADOTOU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, CONSULTA BIBLIOGRÁFICA E A PESQUISA DE CAMPO. NA PESQUISA DE CAMPO, OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA COLETA DE DADOS FORAM: QUESTIONÁRIO, OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E ENTREVISTA. A ANÁLISE DOS DADOS OCORREU POR MEIO DE CATEGORIZAÇÃO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE APESAR DAS DIFICULDADES PRESENTES NA CONCRETIZAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, ENCONTRAM-SE PROFESSORES COMPROMETIDOS COM A EDUCAÇÃO DE TODOS E DE CADA UM NO ENSINO REGULAR, PROPORCIONANDO EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS A SEUS ALUNOS. CONSTATOU-SE O COMPROMETIMENTO DOS ENVOLVIDOS, PROFESSORES, PAIS, PROFISSIONAIS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E COLEGAS DE TURMA, O QUE REVELA QUE O ÊXITO DESTAS EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS APRESENTADAS ASSOCIA-SE AO EMPENHO E ACEITAÇÃO DA PROPOSTA INCLUSIVA POR PARTE DE TODOS.O CONCEITO DE INCLUSÃO ERRONEAMENTE É CONFUNDIDO COM A MERA INSERÇÃO DO ALUNO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL NA REDE REGULAR DE ENSINO, CONTUDO A EDUCAÇÃO" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIAS EXITOSAS, ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, PROFESSORES INCLUSIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID11485_15082019181023.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRACAS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GRACINHA" "autor_email" => "mari_gracas2@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60474 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2137 "inscrito_id" => 11485 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM CLASSES COMUNS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO MAIOR-PI" "resumo" => "O CONCEITO DE INCLUSÃO ERRONEAMENTE É CONFUNDIDO COM A MERA INSERÇÃO DO ALUNO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL NA REDE REGULAR DE ENSINO, CONTUDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EFETIVA-SE QUANDO O ALUNO É RESPEITADO EM SUAS POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS E O DOCENTE FAVORECIDO AS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICAS PARA DESENVOLVER SEU TRABALHO EDUCATIVO. A PESQUISA PROPÕE-SE A ANALISAR EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS DE ALUNOS COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL NA SALA DE AULA REGULAR DE ESCOLAS PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPO MAIOR-PI, BUSCANDO IDENTIFICAR ESTAS EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO; CARACTERIZA-LAS E AVERIGUAR AS ESTRATÉGIAS DE APOIO À APRENDIZAGEM DO ALUNO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL ADOTADAS PELO PROFESSOR. O ESTUDO INVESTIGATIVO REALIZOU-SE EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA ZONA URBANA DE CAMPO MAIOR-PI E CONTOU COM DOIS PROFESSORES DA SALA COMUM. ADOTOU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, CONSULTA BIBLIOGRÁFICA E A PESQUISA DE CAMPO. NA PESQUISA DE CAMPO, OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA COLETA DE DADOS FORAM: QUESTIONÁRIO, OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E ENTREVISTA. A ANÁLISE DOS DADOS OCORREU POR MEIO DE CATEGORIZAÇÃO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE APESAR DAS DIFICULDADES PRESENTES NA CONCRETIZAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, ENCONTRAM-SE PROFESSORES COMPROMETIDOS COM A EDUCAÇÃO DE TODOS E DE CADA UM NO ENSINO REGULAR, PROPORCIONANDO EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS A SEUS ALUNOS. CONSTATOU-SE O COMPROMETIMENTO DOS ENVOLVIDOS, PROFESSORES, PAIS, PROFISSIONAIS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E COLEGAS DE TURMA, O QUE REVELA QUE O ÊXITO DESTAS EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS APRESENTADAS ASSOCIA-SE AO EMPENHO E ACEITAÇÃO DA PROPOSTA INCLUSIVA POR PARTE DE TODOS.O CONCEITO DE INCLUSÃO ERRONEAMENTE É CONFUNDIDO COM A MERA INSERÇÃO DO ALUNO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL NA REDE REGULAR DE ENSINO, CONTUDO A EDUCAÇÃO" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EXPERIÊNCIAS EXITOSAS, ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, PROFESSORES INCLUSIVOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID11485_15082019181023.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA DAS GRACAS DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "GRACINHA" "autor_email" => "mari_gracas2@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O CONCEITO DE INCLUSÃO ERRONEAMENTE É CONFUNDIDO COM A MERA INSERÇÃO DO ALUNO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL NA REDE REGULAR DE ENSINO, CONTUDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EFETIVA-SE QUANDO O ALUNO É RESPEITADO EM SUAS POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS E O DOCENTE FAVORECIDO AS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICAS PARA DESENVOLVER SEU TRABALHO EDUCATIVO. A PESQUISA PROPÕE-SE A ANALISAR EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS DE ALUNOS COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL NA SALA DE AULA REGULAR DE ESCOLAS PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPO MAIOR-PI, BUSCANDO IDENTIFICAR ESTAS EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO; CARACTERIZA-LAS E AVERIGUAR AS ESTRATÉGIAS DE APOIO À APRENDIZAGEM DO ALUNO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL ADOTADAS PELO PROFESSOR. O ESTUDO INVESTIGATIVO REALIZOU-SE EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA ZONA URBANA DE CAMPO MAIOR-PI E CONTOU COM DOIS PROFESSORES DA SALA COMUM. ADOTOU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, CONSULTA BIBLIOGRÁFICA E A PESQUISA DE CAMPO. NA PESQUISA DE CAMPO, OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA COLETA DE DADOS FORAM: QUESTIONÁRIO, OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E ENTREVISTA. A ANÁLISE DOS DADOS OCORREU POR MEIO DE CATEGORIZAÇÃO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE APESAR DAS DIFICULDADES PRESENTES NA CONCRETIZAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, ENCONTRAM-SE PROFESSORES COMPROMETIDOS COM A EDUCAÇÃO DE TODOS E DE CADA UM NO ENSINO REGULAR, PROPORCIONANDO EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS A SEUS ALUNOS. CONSTATOU-SE O COMPROMETIMENTO DOS ENVOLVIDOS, PROFESSORES, PAIS, PROFISSIONAIS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E COLEGAS DE TURMA, O QUE REVELA QUE O ÊXITO DESTAS EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS APRESENTADAS ASSOCIA-SE AO EMPENHO E ACEITAÇÃO DA PROPOSTA INCLUSIVA POR PARTE DE TODOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.