O CONCEITO DE INCLUSÃO ERRONEAMENTE É CONFUNDIDO COM A MERA INSERÇÃO DO ALUNO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL NA REDE REGULAR DE ENSINO, CONTUDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EFETIVA-SE QUANDO O ALUNO É RESPEITADO EM SUAS POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS E O DOCENTE FAVORECIDO AS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICAS PARA DESENVOLVER SEU TRABALHO EDUCATIVO. A PESQUISA PROPÕE-SE A ANALISAR EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS DE ALUNOS COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL NA SALA DE AULA REGULAR DE ESCOLAS PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPO MAIOR-PI, BUSCANDO IDENTIFICAR ESTAS EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO; CARACTERIZA-LAS E AVERIGUAR AS ESTRATÉGIAS DE APOIO À APRENDIZAGEM DO ALUNO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL ADOTADAS PELO PROFESSOR. O ESTUDO INVESTIGATIVO REALIZOU-SE EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA ZONA URBANA DE CAMPO MAIOR-PI E CONTOU COM DOIS PROFESSORES DA SALA COMUM. ADOTOU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, CONSULTA BIBLIOGRÁFICA E A PESQUISA DE CAMPO. NA PESQUISA DE CAMPO, OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA COLETA DE DADOS FORAM: QUESTIONÁRIO, OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E ENTREVISTA. A ANÁLISE DOS DADOS OCORREU POR MEIO DE CATEGORIZAÇÃO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE APESAR DAS DIFICULDADES PRESENTES NA CONCRETIZAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, ENCONTRAM-SE PROFESSORES COMPROMETIDOS COM A EDUCAÇÃO DE TODOS E DE CADA UM NO ENSINO REGULAR, PROPORCIONANDO EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS A SEUS ALUNOS. CONSTATOU-SE O COMPROMETIMENTO DOS ENVOLVIDOS, PROFESSORES, PAIS, PROFISSIONAIS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E COLEGAS DE TURMA, O QUE REVELA QUE O ÊXITO DESTAS EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS APRESENTADAS ASSOCIA-SE AO EMPENHO E ACEITAÇÃO DA PROPOSTA INCLUSIVA POR PARTE DE TODOS.