Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS DE ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS EM CLASSES COMUNS DE ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPO MAIOR-PI

Palavra-chaves: EXPERIÊNCIAS EXITOSAS, ALUNOS COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS, PROFESSORES INCLUSIVOS Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O CONCEITO DE INCLUSÃO ERRONEAMENTE É CONFUNDIDO COM A MERA INSERÇÃO DO ALUNO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL NA REDE REGULAR DE ENSINO, CONTUDO A EDUCAÇÃO INCLUSIVA EFETIVA-SE QUANDO O ALUNO É RESPEITADO EM SUAS POTENCIALIDADES E POSSIBILIDADES EDUCACIONAIS E O DOCENTE FAVORECIDO AS CONDIÇÕES ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICAS PARA DESENVOLVER SEU TRABALHO EDUCATIVO. A PESQUISA PROPÕE-SE A ANALISAR EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS DE ALUNOS COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL NA SALA DE AULA REGULAR DE ESCOLAS PÚBLICA DA CIDADE DE CAMPO MAIOR-PI, BUSCANDO IDENTIFICAR ESTAS EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO; CARACTERIZA-LAS E AVERIGUAR AS ESTRATÉGIAS DE APOIO À APRENDIZAGEM DO ALUNO COM NECESSIDADE EDUCACIONAL ESPECIAL ADOTADAS PELO PROFESSOR. O ESTUDO INVESTIGATIVO REALIZOU-SE EM DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS DA ZONA URBANA DE CAMPO MAIOR-PI E CONTOU COM DOIS PROFESSORES DA SALA COMUM. ADOTOU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, DE CARÁTER EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, CONSULTA BIBLIOGRÁFICA E A PESQUISA DE CAMPO. NA PESQUISA DE CAMPO, OS INSTRUMENTOS UTILIZADOS NA COLETA DE DADOS FORAM: QUESTIONÁRIO, OBSERVAÇÃO SISTEMÁTICA E ENTREVISTA. A ANÁLISE DOS DADOS OCORREU POR MEIO DE CATEGORIZAÇÃO. OS RESULTADOS APONTARAM QUE APESAR DAS DIFICULDADES PRESENTES NA CONCRETIZAÇÃO DA AÇÃO EDUCATIVA NA PERSPECTIVA INCLUSIVA, ENCONTRAM-SE PROFESSORES COMPROMETIDOS COM A EDUCAÇÃO DE TODOS E DE CADA UM NO ENSINO REGULAR, PROPORCIONANDO EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS A SEUS ALUNOS. CONSTATOU-SE O COMPROMETIMENTO DOS ENVOLVIDOS, PROFESSORES, PAIS, PROFISSIONAIS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO E COLEGAS DE TURMA, O QUE REVELA QUE O ÊXITO DESTAS EXPERIÊNCIAS INCLUSIVAS APRESENTADAS ASSOCIA-SE AO EMPENHO E ACEITAÇÃO DA PROPOSTA INCLUSIVA POR PARTE DE TODOS.

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