DIANTE DAS NOVAS CONCEPÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL QUE PERMEIA OS CONTEXTOS EDUCACIONAIS, É POSSÍVEL OBSERVAR CADA VEZ MAIS A DEFINIÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL COMO UM TEMPO QUE ENGLOBA OS ASPECTOS DE CUIDAR E EDUCAR, CONFORME EXPOSTO NOS REFERENCIAIS CURRICULARES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (1998), O QUAL CONTEMPLA A INFÂNCIA COMO TEMPO QUE DEVE SER PERMEADO POR ATOS DE CUIDAR E EDUCAR, TENDO EM VISTA O DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DAS CRIANÇAS DE ATÉ 5 (CINCO) ANOS DE IDADE. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, ESTE TRABALHO SURGIU DE INDAGAÇÕES REFERENTES A ROTINA NA EDUCAÇÃO INFANTIL, A PARTIR DA SEGUINTE QUESTÃO: COMO A ROTINA DAS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL PODEM SER PENSADAS DE MODO A GARANTIR A INTEGRAÇÃO ENTRE O CUIDAR E O EDUCAR? POR TANTO, PROCURANDO RESPONDER A TAL INDAGAÇÃO, O PRESENTE ESTUDO TRAZ A PARTIR DE UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO ALGUMAS REFLEXÕES DIANTE DOS ATOS DE CUIDAR E EDUCAR NA EI, TENDO COMO PRESSUPOSTO TEÓRICO CONTRIBUIÇÕES DO PENSAMENTO DE SILVA E BOLSANELLO (2002), BARBOSA (2006), E, FOREST E WEISS (2008). EM QUE SE EVIDENCIOU COMO PRINCIPAIS RESULTADOS, QUE A INDISSOCIABILIDADE ENTRE EDUCAR E CUIDAR PRECISA SER PENSADA POR MEIO DE UMA AÇÃO PEDAGÓGICA RESPALDADA EM UMA VISÃO INTEGRADA ACERCA DO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, QUE RESPEITE A INDIVIDUALIDADE E AS NECESSIDADES DAS CRIANÇAS.