O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR O RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REALIZADA NO
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN, CAMPUS
JOÃO CÂMARA, DENTRO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – RP, DO CURSO DE
LICENCIATURA EM FÍSICA. A ATIVIDADE PRÁTICA FOI EXECUTADA NOS HORÁRIOS NORMAIS CURRICULARES
COM ALUNOS DO 1º ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA. A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES
PRÁTICAS É UMA DAS METODOLOGIAS QUE INCENTIVAM O ENVOLVIMENTO DO PARTICIPANTE, INSTIGANDO
SUA CRIATIVIDADE E A CONSTRUÇÃO DE SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, DEIXANDO DE SER APENAS
EXPECTADOR, PARA SER UM AGENTE DO SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. DESSA FORMA, AO SE PROMOVER UM
PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DE AULAS PRATICAS, CRIA-SE UM
AMBIENTE QUE GERA CURIOSIDADE DESPERTANDO CADA VEZ MAIS O INTERESSE NA TEMÁTICA A SER
DESENVOLVIDA. AS ATIVIDADES DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FORAM REALIZADAS EM 4 ENCONTROS
PRESENCIAIS DE 90 MIN CADA. NO PRIMEIRO ENCONTRO REALIZAMOS A LEITURA COLETIVA DE UM TEXTO
ENVOLVENDO UM POUCO DA HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO. NO SEGUNDO ENCONTRO REALIZAMOS UMA
AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA SOBRE AS BASES DO ELETROMAGNETISMO. NO TERCEIRO ENCONTRO, A TURMA
COM 40 ALUNOS FOI DIVIDIDA EM 5 (CINCO) GRUPOS DE 8 (OITO) COMPONENTES. COM O AUXÍLIO DE
UM ROTEIRO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL, CONTENDO ALGUNS PROCEDIMENTOS A SEREM SEGUIDOS, OS
ESTUDANTES REALIZARAM A CONSTRUÇÃO DE UMA BÚSSOLA E DE UM ELETROÍMÃ. NO QUARTO ENCONTRO
OCORREU A SOCIALIZAÇÃO DOS RELATÓRIOS E CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM TEXTO CONTENDO UMA SÍNTESE
DO QUE FOI APRENDIDO. APESAR DE SER UMA ATIVIDADE SIMPLES, PERCEBEMOS O ALTO GRAU DE
PARTICIPAÇÃO E EMPENHO DOS ALUNOS. ACREDITAMOS QUE ALIAR CONCEITOS VISTOS EM SALA DE AULA
COM A PRÁTICA FAZ COM QUE OS ALUNOS TENHAM MELHOR ENTENDIMENTO E RENDIMENTO NAS AULAS DE FÍSICA.