Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE VERIFICAÇÃO NO ENSINO DE MAGNETISMO: UNIÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA UTILIZANDO MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO

Palavra-chaves: ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE VERIFICAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA, MAGNETISMO, MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59314
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4560
    "inscrito_id" => 13864
    "titulo" => "ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE VERIFICAÇÃO NO ENSINO DE MAGNETISMO: UNIÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA UTILIZANDO MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO"
    "resumo" => """
      O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR O RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REALIZADA NO\r\n
      INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN, CAMPUS\r\n
      JOÃO CÂMARA, DENTRO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – RP, DO CURSO DE\r\n
      LICENCIATURA EM FÍSICA. A ATIVIDADE PRÁTICA FOI EXECUTADA NOS HORÁRIOS NORMAIS CURRICULARES\r\n
      COM ALUNOS DO 1º ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA. A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES\r\n
      PRÁTICAS É UMA DAS METODOLOGIAS QUE INCENTIVAM O ENVOLVIMENTO DO PARTICIPANTE, INSTIGANDO\r\n
      SUA CRIATIVIDADE E A CONSTRUÇÃO DE SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, DEIXANDO DE SER APENAS\r\n
      EXPECTADOR, PARA SER UM AGENTE DO SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. DESSA FORMA, AO SE PROMOVER UM\r\n
      PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DE AULAS PRATICAS, CRIA-SE UM\r\n
      AMBIENTE QUE GERA CURIOSIDADE DESPERTANDO CADA VEZ MAIS O INTERESSE NA TEMÁTICA A SER\r\n
      DESENVOLVIDA. AS ATIVIDADES DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FORAM REALIZADAS EM 4 ENCONTROS\r\n
      PRESENCIAIS DE 90 MIN CADA. NO PRIMEIRO ENCONTRO REALIZAMOS A LEITURA COLETIVA DE UM TEXTO\r\n
      ENVOLVENDO UM POUCO DA HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO. NO SEGUNDO ENCONTRO REALIZAMOS UMA\r\n
      AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA SOBRE AS BASES DO ELETROMAGNETISMO. NO TERCEIRO ENCONTRO, A TURMA\r\n
      COM 40 ALUNOS FOI DIVIDIDA EM 5 (CINCO) GRUPOS DE 8 (OITO) COMPONENTES. COM O AUXÍLIO DE\r\n
      UM ROTEIRO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL, CONTENDO ALGUNS PROCEDIMENTOS A SEREM SEGUIDOS, OS\r\n
      ESTUDANTES REALIZARAM A CONSTRUÇÃO DE UMA BÚSSOLA E DE UM ELETROÍMÃ. NO QUARTO ENCONTRO\r\n
      OCORREU A SOCIALIZAÇÃO DOS RELATÓRIOS E CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM TEXTO CONTENDO UMA SÍNTESE\r\n
      DO QUE FOI APRENDIDO. APESAR DE SER UMA ATIVIDADE SIMPLES, PERCEBEMOS O ALTO GRAU DE\r\n
      PARTICIPAÇÃO E EMPENHO DOS ALUNOS. ACREDITAMOS QUE ALIAR CONCEITOS VISTOS EM SALA DE AULA\r\n
      COM A PRÁTICA FAZ COM QUE OS ALUNOS TENHAM MELHOR ENTENDIMENTO E RENDIMENTO NAS AULAS DE FÍSICA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE VERIFICAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA, MAGNETISMO, MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID13864_26092019193317.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ERIBERTO LEANDRO DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "ERIBERTO"
    "autor_email" => "joseeriberto09@hotmail.co"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59314
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4560
    "inscrito_id" => 13864
    "titulo" => "ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE VERIFICAÇÃO NO ENSINO DE MAGNETISMO: UNIÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA UTILIZANDO MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO"
    "resumo" => """
      O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR O RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REALIZADA NO\r\n
      INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN, CAMPUS\r\n
      JOÃO CÂMARA, DENTRO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – RP, DO CURSO DE\r\n
      LICENCIATURA EM FÍSICA. A ATIVIDADE PRÁTICA FOI EXECUTADA NOS HORÁRIOS NORMAIS CURRICULARES\r\n
      COM ALUNOS DO 1º ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA. A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES\r\n
      PRÁTICAS É UMA DAS METODOLOGIAS QUE INCENTIVAM O ENVOLVIMENTO DO PARTICIPANTE, INSTIGANDO\r\n
      SUA CRIATIVIDADE E A CONSTRUÇÃO DE SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, DEIXANDO DE SER APENAS\r\n
      EXPECTADOR, PARA SER UM AGENTE DO SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. DESSA FORMA, AO SE PROMOVER UM\r\n
      PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DE AULAS PRATICAS, CRIA-SE UM\r\n
      AMBIENTE QUE GERA CURIOSIDADE DESPERTANDO CADA VEZ MAIS O INTERESSE NA TEMÁTICA A SER\r\n
      DESENVOLVIDA. AS ATIVIDADES DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FORAM REALIZADAS EM 4 ENCONTROS\r\n
      PRESENCIAIS DE 90 MIN CADA. NO PRIMEIRO ENCONTRO REALIZAMOS A LEITURA COLETIVA DE UM TEXTO\r\n
      ENVOLVENDO UM POUCO DA HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO. NO SEGUNDO ENCONTRO REALIZAMOS UMA\r\n
      AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA SOBRE AS BASES DO ELETROMAGNETISMO. NO TERCEIRO ENCONTRO, A TURMA\r\n
      COM 40 ALUNOS FOI DIVIDIDA EM 5 (CINCO) GRUPOS DE 8 (OITO) COMPONENTES. COM O AUXÍLIO DE\r\n
      UM ROTEIRO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL, CONTENDO ALGUNS PROCEDIMENTOS A SEREM SEGUIDOS, OS\r\n
      ESTUDANTES REALIZARAM A CONSTRUÇÃO DE UMA BÚSSOLA E DE UM ELETROÍMÃ. NO QUARTO ENCONTRO\r\n
      OCORREU A SOCIALIZAÇÃO DOS RELATÓRIOS E CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM TEXTO CONTENDO UMA SÍNTESE\r\n
      DO QUE FOI APRENDIDO. APESAR DE SER UMA ATIVIDADE SIMPLES, PERCEBEMOS O ALTO GRAU DE\r\n
      PARTICIPAÇÃO E EMPENHO DOS ALUNOS. ACREDITAMOS QUE ALIAR CONCEITOS VISTOS EM SALA DE AULA\r\n
      COM A PRÁTICA FAZ COM QUE OS ALUNOS TENHAM MELHOR ENTENDIMENTO E RENDIMENTO NAS AULAS DE FÍSICA.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADE EXPERIMENTAL DE VERIFICAÇÃO, ENSINO DE FÍSICA, MAGNETISMO, MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID13864_26092019193317.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ ERIBERTO LEANDRO DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "ERIBERTO"
    "autor_email" => "joseeriberto09@hotmail.co"
    "autor_ies" => "IFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O OBJETIVO DESSE TRABALHO É APRESENTAR O RELATO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA REALIZADA NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN, CAMPUS JOÃO CÂMARA, DENTRO DAS ATIVIDADES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – RP, DO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA. A ATIVIDADE PRÁTICA FOI EXECUTADA NOS HORÁRIOS NORMAIS CURRICULARES COM ALUNOS DO 1º ANO DO CURSO TÉCNICO INTEGRADO EM INFORMÁTICA. A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES PRÁTICAS É UMA DAS METODOLOGIAS QUE INCENTIVAM O ENVOLVIMENTO DO PARTICIPANTE, INSTIGANDO SUA CRIATIVIDADE E A CONSTRUÇÃO DE SEU PRÓPRIO CONHECIMENTO, DEIXANDO DE SER APENAS EXPECTADOR, PARA SER UM AGENTE DO SEU PRÓPRIO APRENDIZADO. DESSA FORMA, AO SE PROMOVER UM PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA FÍSICA ATRAVÉS DA VIVÊNCIA DE AULAS PRATICAS, CRIA-SE UM AMBIENTE QUE GERA CURIOSIDADE DESPERTANDO CADA VEZ MAIS O INTERESSE NA TEMÁTICA A SER DESENVOLVIDA. AS ATIVIDADES DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FORAM REALIZADAS EM 4 ENCONTROS PRESENCIAIS DE 90 MIN CADA. NO PRIMEIRO ENCONTRO REALIZAMOS A LEITURA COLETIVA DE UM TEXTO ENVOLVENDO UM POUCO DA HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO. NO SEGUNDO ENCONTRO REALIZAMOS UMA AULA EXPOSITIVA E DIALOGADA SOBRE AS BASES DO ELETROMAGNETISMO. NO TERCEIRO ENCONTRO, A TURMA COM 40 ALUNOS FOI DIVIDIDA EM 5 (CINCO) GRUPOS DE 8 (OITO) COMPONENTES. COM O AUXÍLIO DE UM ROTEIRO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL, CONTENDO ALGUNS PROCEDIMENTOS A SEREM SEGUIDOS, OS ESTUDANTES REALIZARAM A CONSTRUÇÃO DE UMA BÚSSOLA E DE UM ELETROÍMÃ. NO QUARTO ENCONTRO OCORREU A SOCIALIZAÇÃO DOS RELATÓRIOS E CONSTRUÇÃO COLETIVA DE UM TEXTO CONTENDO UMA SÍNTESE DO QUE FOI APRENDIDO. APESAR DE SER UMA ATIVIDADE SIMPLES, PERCEBEMOS O ALTO GRAU DE PARTICIPAÇÃO E EMPENHO DOS ALUNOS. ACREDITAMOS QUE ALIAR CONCEITOS VISTOS EM SALA DE AULA COM A PRÁTICA FAZ COM QUE OS ALUNOS TENHAM MELHOR ENTENDIMENTO E RENDIMENTO NAS AULAS DE FÍSICA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.