ESPAÇO ESCOLAR E ENSINO DE GEOGRAFIA: A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60342 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2039 "inscrito_id" => 8576 "titulo" => "ESPAÇO ESCOLAR E ENSINO DE GEOGRAFIA: A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O EDUCADOR DEVE ESTAR SEMPRE ATENTO AOS FATORES E ACONTECIMENTOS DO MUNDO ATUAL, BUSCANDO NOVOS CAMINHOS QUE LEVEM AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO INTELECTUAL DOS SEUS ALUNOS E ASSIM FORMANDO CIDADÃOS CRÍTICOS E CAPACITADOS. AO OBJETIVAR ANALISAR O ESPAÇO ESCOLAR DIANTE DA INSERÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COM O INTUITO DE COMPREENDER COMO O ENSINO DE GEOGRAFIA SE APROPRIA DESSAS FERRAMENTAS, ELEGEMOS INVESTIGAR A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA, COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA. DESSE MODO, UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA PARA A ANÁLISE E COMPREENSÃO DA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E COMO A PARÓDIA PODE SER UTILIZADA NO ENSINO DE GEOGRAFIA, REALIZANDO A PESQUISA NUMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE FORTALEZA - CE. NESSE SENTIDO, REALIZARAM-SE LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS, DOCUMENTAIS E ESTATÍSTICOS, OBSERVAÇÃO DOS SUJEITOS PARTICIPANTES CONTANDO COM A APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS. ENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS, SE CONSTATA QUE TAL RECURSO PROPORCIONA MAIOR CAPACIDADE DE COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS E EVIDENCIA-SE CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS ENTRE EDUCADORES E ALUNOS QUE FACILITAM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CONCLUÍMOS QUE DEVEMOS PENSAR A MÚSICA COMO POSSIBILIDADE DE REVELAR NÃO O ÓBVIO, NEM SOMENTE DE TORNAR DIDÁTICO CERTOS CONTEÚDOS, MAS COMO POTÊNCIA REVELADORA DE OUTROS PONTOS DE VISTA GEOGRÁFICOS, COMO MARCO DE REGIONALIDADES E IDENTIDADES, OU MESMO DE EXPERIÊNCIAS GEOGRÁFICAS SINGULARES E QUE É POSSÍVEL TER UM ELEMENTO LÚDICO COMO POTENCIAL PARA REFLEXÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ESPAÇO ESCOLAR, ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS, MÚSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID8576_15082019142506.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA MARQUES SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "PATRICIA MARQUES" "autor_email" => "patriciamarquez15pm@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60342 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2039 "inscrito_id" => 8576 "titulo" => "ESPAÇO ESCOLAR E ENSINO DE GEOGRAFIA: A MÚSICA COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM" "resumo" => "O EDUCADOR DEVE ESTAR SEMPRE ATENTO AOS FATORES E ACONTECIMENTOS DO MUNDO ATUAL, BUSCANDO NOVOS CAMINHOS QUE LEVEM AO DESENVOLVIMENTO SÓCIO INTELECTUAL DOS SEUS ALUNOS E ASSIM FORMANDO CIDADÃOS CRÍTICOS E CAPACITADOS. AO OBJETIVAR ANALISAR O ESPAÇO ESCOLAR DIANTE DA INSERÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS COM O INTUITO DE COMPREENDER COMO O ENSINO DE GEOGRAFIA SE APROPRIA DESSAS FERRAMENTAS, ELEGEMOS INVESTIGAR A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA, COMO RECURSO DE MEDIAÇÃO NAS AULAS DE GEOGRAFIA. DESSE MODO, UTILIZAMOS A ABORDAGEM QUALITATIVA PARA A ANÁLISE E COMPREENSÃO DA ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E COMO A PARÓDIA PODE SER UTILIZADA NO ENSINO DE GEOGRAFIA, REALIZANDO A PESQUISA NUMA ESCOLA MUNICIPAL NA CIDADE DE FORTALEZA - CE. NESSE SENTIDO, REALIZARAM-SE LEVANTAMENTOS BIBLIOGRÁFICOS, DOCUMENTAIS E ESTATÍSTICOS, OBSERVAÇÃO DOS SUJEITOS PARTICIPANTES CONTANDO COM A APLICAÇÃO DE ENTREVISTAS E QUESTIONÁRIOS SEMIESTRUTURADOS. ENTRE OS PRINCIPAIS RESULTADOS, SE CONSTATA QUE TAL RECURSO PROPORCIONA MAIOR CAPACIDADE DE COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS E EVIDENCIA-SE CONSTRUÇÃO DE DIÁLOGOS ENTRE EDUCADORES E ALUNOS QUE FACILITAM OS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM. CONCLUÍMOS QUE DEVEMOS PENSAR A MÚSICA COMO POSSIBILIDADE DE REVELAR NÃO O ÓBVIO, NEM SOMENTE DE TORNAR DIDÁTICO CERTOS CONTEÚDOS, MAS COMO POTÊNCIA REVELADORA DE OUTROS PONTOS DE VISTA GEOGRÁFICOS, COMO MARCO DE REGIONALIDADES E IDENTIDADES, OU MESMO DE EXPERIÊNCIAS GEOGRÁFICAS SINGULARES E QUE É POSSÍVEL TER UM ELEMENTO LÚDICO COMO POTENCIAL PARA REFLEXÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ESPAÇO ESCOLAR, ENSINO DE GEOGRAFIA, RECURSOS DIDÁTICOS, MÚSICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID8576_15082019142506.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:37" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PATRICIA MARQUES SAMPAIO" "autor_nome_curto" => "PATRICIA MARQUES" "autor_email" => "patriciamarquez15pm@gmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }