MUITO SE É FALADO A RESPEITO DA IMPORTÂNCIA DE SE TRABALHAR INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA (IC) EM SALA DE AULA, NO ENTANTO, RARAMENTE INVESTIGA-SE O CONHECIMENTO QUE OS ESTUDANTES POSSUEM SOBRE O TEMA. EM VISTA DISTO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO REALIZAR UM LEVANTAMENTO DAS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE UM ELEMENTO IMPORTANTE DA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA: A NECESSIDADE DE HAVER CONSISTÊNCIA ENTRE OS DADOS COLETADOS E AS CONCLUSÕES DA PESQUISA. PARA A COLETA DE INFORMAÇÕES, FOI APLICADO O QUESTIONÁRIO VASI PARA 35 ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, NO ESTADO DO PARANÁ. A QUESTÃO DE NÚMERO 06 DO QUESTIONÁRIO FOI ANALISADA E AS RESPOSTAS DOS E DAS ESTUDANTES FORAM ACOMODADAS NAS CATEGORIAS SELECIONADAS A PRIORI: POUCO CLARAS, INGÊNUAS, MISTAS E INFORMADAS. VERIFICOU-SE QUE APENAS UM ESTUDANTE RESPONDEU CORRETA E SATISFATORIAMENTE, OU SEJA, A MAIORIA DOS E DAS ESTUDANTES SE MOSTRARAM DETENTORES DE CONCEITOS INGÊNUOS COM RELAÇÃO À INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA. PORTANTO, HÁ NECESSIDADE DE APRESENTAÇÃO DA PRÁTICA CIENTÍFICA JÁ NA EDUCAÇÃO BÁSICA, COM O INTUITO DE FORMAR INDIVÍDUOS CAPAZES DE INTERPRETAR DADOS E SOLUCIONAR PROBLEMAS, BEM COMO AVALIAR SUAS POSTURAS E DECISÕES A RESPEITO DA SOCIEDADE EM QUE ESTÃO INSERIDOS.