A FORMAÇÃO PROFISSIONAL CONSISTE EM UMA BUSCA INCESSANTE POR PARTE DA MAIORIA DOS INDIVÍDUOS EM SE CAPACITAR EM DETERMINADAS ÁREAS, E NO BRASIL ISSO ACONTECE DESDE O PERÍODO INDÍGENA E ELEVA-SE COM A CHEGADA DOS JESUÍTAS NO PERÍODO COLONIAL COM A EDUCAÇÃO RELIGIOSA. ATUALMENTE, FAZ-SE NECESSÁRIO REFLETIR A FORMAÇÃO DOCENTE E OS DESAFIOS DA PROFISSÃO. ASSIM, A PRESENTE PESQUISA TEM COMO OBJETIVO CONHECER O PERFIL PROFISSIONAL DOS PROFESSORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB) – CAMPUS SOUSA, MOSTRANDO A DIVERSIDADE DE LINHAS DE PESQUISA ENTRE OS DEMAIS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA INSTITUIÇÃO E A IMPORTÂNCIA DE PÓS-GRADUAÇÕES NO ENSINO MODERNO. É UMA PESQUISA QUALITATIVA, DE CARÁCTER BIBLIOGRÁFICO E DOCUMENTAL. E NESTE ESTUDO OBSERVOU-SE QUE A FORMAÇÃO DOCENTE DO IFPB, AINDA NÃO É A ALMEJADA, TODAVIA, SABE-SE QUE É UMA FORMAÇÃO CONTINUADA QUE VEM SENDO CADA VEZ MAIS ELABORADA.