A EDUCAÇÃO DEVE SER VISTA COMO PRIORIDADE PARA A UM PAÍS QUE TEM PRETENSÕES DE ALCANÇAR NÍVEIS SIGNIFICATIVOS DE DESENVOLVIMENTO, TENDO A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO FOCO POR SER O ALICERCE DESSA CONSTRUÇÃO. PARA TANTO, INSTRUMENTOS SÃO UTILIZADOS PARA GARANTIR A OFERTA E O ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, COMO O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB), EQUAÇÃO FORMADA A PARTIR DOS RESULTADOS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB) E DO FLUXO ESCOLAR, QUE DEVE SER USADO POR GESTORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E PROFESSORES COMO SUPORTE PARA A REORIENTAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. COM O OBJETIVO DE VERIFICAR O CONHECIMENTO DE DOCENTES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E GESTORES ACERCA DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA PARA O REDIRECIONAMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE TRÊS ESTADOS: BAHIA, PARAÍBA E PERNAMBUCO, NAS REDES ESTADUAIS E MUNICIPAIS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS PROFISSIONAIS TÊM POUCO CONHECIMENTO SOBRE OS SISTEMAS DE AVALIAÇÕES E OS ÍNDICES DE AFERIÇÃO DE QUALIDADE EDUCACIONAL, O QUE DIFICULTA O USO DE SEUS DADOS PARA O REDIRECIONAMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INEFICIENTES.