Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB): INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DE QUALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO EXTERNA, QUALIDADE EDUCACIONAL, EDUCAÇÃO, ESCOLA PÚBLICA Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
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Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A EDUCAÇÃO DEVE SER VISTA COMO PRIORIDADE PARA A UM PAÍS QUE TEM PRETENSÕES DE ALCANÇAR NÍVEIS SIGNIFICATIVOS DE DESENVOLVIMENTO, TENDO A EDUCAÇÃO BÁSICA COMO FOCO POR SER O ALICERCE DESSA CONSTRUÇÃO. PARA TANTO, INSTRUMENTOS SÃO UTILIZADOS PARA GARANTIR A OFERTA E O ACOMPANHAMENTO DO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL, COMO O ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (IDEB), EQUAÇÃO FORMADA A PARTIR DOS RESULTADOS DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA (SAEB) E DO FLUXO ESCOLAR, QUE DEVE SER USADO POR GESTORES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E PROFESSORES COMO SUPORTE PARA A REORIENTAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. COM O OBJETIVO DE VERIFICAR O CONHECIMENTO DE DOCENTES, COORDENADORES PEDAGÓGICOS E GESTORES ACERCA DOS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO EXTERNA PARA O REDIRECIONAMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO DE TRÊS ESTADOS: BAHIA, PARAÍBA E PERNAMBUCO, NAS REDES ESTADUAIS E MUNICIPAIS. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE OS PROFISSIONAIS TÊM POUCO CONHECIMENTO SOBRE OS SISTEMAS DE AVALIAÇÕES E OS ÍNDICES DE AFERIÇÃO DE QUALIDADE EDUCACIONAL, O QUE DIFICULTA O USO DE SEUS DADOS PARA O REDIRECIONAMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INEFICIENTES.

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