O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM PROJETO DE ALFABETIZAÇÃO INTERDISCIPLINAR, INTITULADO COMO “AMIGA SECRETA”, DESENVOLVIDO POR MEIO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO JOÃO XXIII/ UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA NAS TURMAS DE 1° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ENTENDEMOS QUE A PARTIR DA ESCRITA ESPONTÂNEA A CRIANÇA PENSA SOBRE AS REGRAS QUE CONSTITUEM O SISTEMA DE ESCRITA, OU SEJA, A CRIANÇA SE APROPRIA E INTERNALIZA O SEU CONHECIMENTO. PORTANTO, A PROPOSTA FOI CONSTRUÍDA NA PERSPECTIVA DE QUE NOSSO ALUNO É UM SUJEITO HISTÓRICO CULTURAL DEVENDO A TODO O MOMENTO SER ESTIMULADO A SER UM SUJEITO ATIVO QUE CRIA RECRIA SUAS PRODUÇÕES. NESSE SENTIDO, ADOTAMOS COMO BASE TEÓRICA PARA ESTE ARTIGO AUTORES QUE NORTEIAM NOSSA PRÁTICA DOCENTE E QUE VERSAM SOBRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO COM FOCO NA APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA.