EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITABERABA BAHIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60131 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 749 "inscrito_id" => 5949 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITABERABA BAHIA" "resumo" => "NESTE ARTIGO APRESENTA-SE UM ESTUDO DE CASO VISANDO COMPREENDER O PROCESSO DE INCLUSÃO DE SURDOS NA ESCOLA REGULAR SEGUNDO ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E MÉTODOS UTILIZADOS NO RELACIONAMENTO DE UMA PROFESSORA, UMA INTERPRETES DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), ALUNOS SURDOS E ALUNOS DITOS NORMAIS. VISANDO BUSCAR RESPOSTAS PARA ESTAS INQUIETAÇÕES, ESTUDOU-SE UMA TURMA DE OITAVO ANO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITABERABA NA BAHIA. NA RECOLHA DOS DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO A ANÁLISE DE DOCUMENTOS E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS DADOS ASSIM OBTIDOS FORAM ANALISADOS PELO MÉTODO INDUTIVO-INTERPRETATIVO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO OS RESULTADOS INDICAM DIFICULDADES NO PROCESSO DE INCLUSÃO EVIDENCIADO PELO COMPORTAMENTO PROFESSOR COM OS ALUNOS SURDOS POR ESTA NÃO DOMINAR A LINGUAGEM DE SINAIS. FOI TAMBÉM VERIFICADO QUE OS ALUNOS SURDOS SE COMUNICAM RAZOAVELMENTE COM SEUS COLEGAS DITOS NORMAIS E COM AS INTERPRETES QUE NÃO TÊM MAIOR DOMÍNIO COM A MAIORIA DO CONTEÚDO TRABALHADO EM CLASSE. OUTRO FATO CRÍTICO É QUE NÃO OCORRERAM AS ADAPTAÇÕES FÍSICAS, CURRICULARES E ESTRATÉGICAS SENDO QUE O ALUNO SURDO PASSA POR DIFICULDADES NA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DE CLASSE, O QUE CONSEGUE COM APOIO DA INTERPRETE E DE FORMA ISOLADA. SUGERIMOS A ADEQUAÇÃO CURRICULAR COM A OBSERVÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM VIGOR E QUE OS(AS) PROFESSORES(AS) PASSEM POR TREINAMENTOS ESPECÍFICOS E FORMAÇÃO CONTINUADA EVITANDO A INCLUSÃO EXCLUDENTE TRABALHANDO EM UMA CLASSE IGUAL NAS SUAS DIFERENÇAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID5949_30072019003032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIOSVALDO NOVAIS SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "PROF. ARIOSVALDO" "autor_email" => "asantiago@uneb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60131 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 749 "inscrito_id" => 5949 "titulo" => "EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NO ENSINO REGULAR DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE ITABERABA BAHIA" "resumo" => "NESTE ARTIGO APRESENTA-SE UM ESTUDO DE CASO VISANDO COMPREENDER O PROCESSO DE INCLUSÃO DE SURDOS NA ESCOLA REGULAR SEGUNDO ANÁLISE DAS POLÍTICAS PÚBLICAS E MÉTODOS UTILIZADOS NO RELACIONAMENTO DE UMA PROFESSORA, UMA INTERPRETES DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), ALUNOS SURDOS E ALUNOS DITOS NORMAIS. VISANDO BUSCAR RESPOSTAS PARA ESTAS INQUIETAÇÕES, ESTUDOU-SE UMA TURMA DE OITAVO ANO DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO DE ITABERABA NA BAHIA. NA RECOLHA DOS DADOS FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO A ANÁLISE DE DOCUMENTOS E OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE. OS DADOS ASSIM OBTIDOS FORAM ANALISADOS PELO MÉTODO INDUTIVO-INTERPRETATIVO DE ANÁLISE DE CONTEÚDO OS RESULTADOS INDICAM DIFICULDADES NO PROCESSO DE INCLUSÃO EVIDENCIADO PELO COMPORTAMENTO PROFESSOR COM OS ALUNOS SURDOS POR ESTA NÃO DOMINAR A LINGUAGEM DE SINAIS. FOI TAMBÉM VERIFICADO QUE OS ALUNOS SURDOS SE COMUNICAM RAZOAVELMENTE COM SEUS COLEGAS DITOS NORMAIS E COM AS INTERPRETES QUE NÃO TÊM MAIOR DOMÍNIO COM A MAIORIA DO CONTEÚDO TRABALHADO EM CLASSE. OUTRO FATO CRÍTICO É QUE NÃO OCORRERAM AS ADAPTAÇÕES FÍSICAS, CURRICULARES E ESTRATÉGICAS SENDO QUE O ALUNO SURDO PASSA POR DIFICULDADES NA EXECUÇÃO DAS ATIVIDADES DE CLASSE, O QUE CONSEGUE COM APOIO DA INTERPRETE E DE FORMA ISOLADA. SUGERIMOS A ADEQUAÇÃO CURRICULAR COM A OBSERVÂNCIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EM VIGOR E QUE OS(AS) PROFESSORES(AS) PASSEM POR TREINAMENTOS ESPECÍFICOS E FORMAÇÃO CONTINUADA EVITANDO A INCLUSÃO EXCLUDENTE TRABALHANDO EM UMA CLASSE IGUAL NAS SUAS DIFERENÇAS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE SURDOS, INCLUSÃO, EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID5949_30072019003032.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:55" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:36" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ARIOSVALDO NOVAIS SANTIAGO" "autor_nome_curto" => "PROF. ARIOSVALDO" "autor_email" => "asantiago@uneb.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }