ESTE ARTIGO TEVE COMO GÊNESE, A UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS COMO MÉTODO ATIVO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS DISCIPLINAS DE CIÊNCIAS E DE MATEMÁTICA. NA PROPOSIÇÃO DESTA ESTRATÉGIA DE ENSINO O ALUNO OCUPA CENTRALIDADE NO PROCESSO EDUCATIVO E, O PROFESSOR A MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA. O ESTUDO PRETENDEU PRIMEIRAMENTE APRESENTAR AOS ALUNOS DO 5º ANO A ESTRATÉGIA DE ENSINO NORTEADA PELAS METODOLOGIAS ATIVAS, EM PARTICULAR PELOS GRUPOS INTERATIVOS, ESTA INOVAÇÃO PEDAGÓGICA TEM SIDO AMPLAMENTE UTILIZADA PELOS PAÍSES EUROPEUS QUE VEM OCUPANDO DESTAQUE NAS AVALIÇÕES EXTERNAS INTERNACIONAIS. A GUISA DA INVESTIGAÇÃO FOI AVERIGUAR SE O USO DESTA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA CONTRIBUI PARA ACELERAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS DO 5° ANO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA? O MARCO TEÓRICO FOI ANCORADO PRINCIPALMENTE EM FLECHA (1997, 2013) E VYGOTSKY (2010). DESTACA-SE COMO RESULTADO OCORRÊNCIA DA ACELERAÇÃO DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS;NOTA-SE NO DISCURSO DOS PESQUISADOS À PROMOÇÃO DE AÇÕES SOCIOINTERACIONISTAS ENTRE ALUNO-ALUNO E ALUNO-PROFESSOR-CONHECIMENTO; CONSTATA-SE A EFETIVAÇÃO DA APRENDIZAGEM DIALÓGICA ENTRE TODOS ATORES EDUCACIONAIS. CONCLUI-SE QUE AS METODOLOGIAS A PARTIR DO USO DOS GRUPOS INTERATIVOS CONFORME OS ESTUDOS REALIZADOS CORROBORA DE FORMA SIGNIFICATIVA NO PROCESSO DA CONSTRUÇÃO DO APRENDIZADO SIGNIFICATIVO DOS ALUNOS, BEM COMO PROMOVEU O INTERESSE DE TODOS OS ALUNOS PARA APRENDER.