ESTE ARTIGO INTEGRA UMA PESQUISA EM ANDAMENTO, CUJO OBJETIVO É DE ANALISAR A RELAÇÃO ENTRE SATISFAÇÃO PROFISSIONAL E A QUALIDADE DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA DOS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA PROPOSTA DAS UNIDADES PLENAS DO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IEMA), DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO LUÍS, COMO AMOSTRA INTENCIONAL DO CAMPO DE PESQUISA, APRESENTANDO-SE COMO UNIDADES INOVADORAS EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRA, EM CONTEÚDO, MÉTODO E GESTÃO, CONSTATADOS NA ELEVAÇÃO DOS ÍNDICES EDUCACIONAIS. CONFIGURA-SE COMO UMA INVESTIGAÇÃO DE NATUREZA QUALITATIVA, EXPLORATÓRIA, DESCRITIVA E DOCUMENTAL A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO ESTUDO PRIORIZARÁ AS REFERÊNCIAS RELACIONADAS ÀS QUESTÕES DA SATISFAÇÃO PROFISSIONAL E DA AÇÃO DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA E SEUS FATORES INTERVENIENTES. A COLETA DE DADOS OCORRERÁ POR MEIO DE INQUÉRITOS PARA IDENTIFICAR O PERFIL SÓCIO DEMOGRÁFICO E PROFISSIONAL; E A INFLUÊNCIA DE SATISFAÇÃO PROFISSIONAL E QUALIDADE DA AÇÃO EDUCATIVA. COMO RESULTADOS DA PESQUISA PROCURAR-SE-Á LEVANTAR, POR MEIO DE ANÁLISES DE DADOS, INDICADORES QUE APRESENTEM ELEMENTOS RELACIONADAS A ESSES TEMAS E QUE PERMITAM AFERIR A SATISFAÇÃO PROFISSIONAL DOS DOCENTES COM A QUALIDADE DA SUA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA.