TERRITORIALIDADE NEGRAS: FRAGMENTOS DAS MEMÓRIAS FAMILIARES CONTIDAS, VIVIDAS E SOFRIDAS
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CONSISTE NA SEÇÃO DA QUALIFICAÇÃO DA TESE NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ/FACED, NA LINHA DE PESQUISA: MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E ESCOLA, NO EIXO TEMÁTICO: SOCIOPOÉTICA, CULTURA E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS. TENDO COMO PARÂMETRO A PRODUÇÃO DE PESQUISADORES NEGROS(AS) COMO O PROCESSO DE AUTOR-REFERÊNCIA NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA. NOS DEBRUÇARMOS NO PASSADO DA NOSSA ANCESTRALIDADE AFRICANA NA PERSPECTIVA DO FORTALECIMENTO DAS RAÍZES HISTÓRICAS E CULTURAIS É UM DESAFIO ACADÊMICO PARA REMETERMOS E VISLUMBRARMOS AS LACUNAS NO CENÁRIO EDUCACIONAL BRASILEIRO NO TOCANTE AS AFRICANIDADES. PARTIMOS DO PRESSUPOSTO DE QUE A ESCOLA É A PRIORI O ESPAÇO PARA A DISSEMINAÇÃO DO CONHECIMENTO E DESCONSTRUÇÃO DE ESTEREÓTIPOS ATRIBUÍDOS A POPULAÇÃO NEGRA. PAUTAMOS A NOSSA PESQUISA NOS TERRITÓRIOS NEGROS ALAGOAGRANDENSE ONDE ESTÃO FINCADOS OS MEUS TRONCOS VELHOS. 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