Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SEQUÊNCIA DIDÁTICA UMA FERRAMENTA FACILITADORA NO ESTUDO DA MEMBRANA PLASMÁTICA E SUAS FUNÇÕES

Palavra-chaves: MEMBRANA PLASMÁTICA, SALA DE AULA, ENSINO DE CIÊNCIAS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA Pôster (PO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62605
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3671
    "inscrito_id" => 7378
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA UMA FERRAMENTA FACILITADORA NO ESTUDO DA MEMBRANA PLASMÁTICA E SUAS FUNÇÕES"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA, TEVE COMO PÚBLICO ALVO, ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DAS TURMAS A,B,C E D, TOTALIZANDO 160 ALUNOS. O CONTEÚDO TRABALHADO FOI CITOLOGIA E ENVOLTÓRIOS CELULARES.  A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL FAZER AS QUATRO TURMAS DE 1ª ANO COMPREENDER AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA MEMBRANA PLASMÁTICA, SUA ESTRUTURA, DE QUE FORMA SEU ESTUDO EVOLUI AO LONGO DO TEMPO, CONHECER A COMPOSIÇÃO E FUNÇÃO DA MEMBRANA PLASMÁTICA E CONHECER O MICROSCÓPIO ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DO MESMO PARA ESTUDO DAS CÉLULAS. TEVE COMO METODOLOGIA A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM SEIS AULAS USANDO METODOLOGIAS ATIVAS ONDE OS ALUNOS DESENVOLVERAM AS ATIVIDADES BASEANDO SE NO PROTAGONISMO E NA INVESTIGAÇÃO. ESSA METODOLOGIA UTILIZADA TEVE COMO PRINCIPAIS AÇÕES A LEITURA E PESQUISA PELOS ALUNOS EM TEXTOS CIENTÍFICOS E NO LIVRO DIDÁTICO, DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS, EXPERIMENTOS, AULA EXPOSITIVA DIALOGADA, PRODUÇÃO TEXTUAL E RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO RESULTADO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO ESPONTÂNEA DOS ALUNOS NAS AULAS COM PROTAGONISMO E INVESTIGAÇÃO NA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS, COM ISSO DESENVOLVENDO NÃO APENAS CONHECIMENTOS CONCEITUAIS COMO TAMBÉM PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS. ESSA EVOLUÇÃO DOS ALUNOS FOI PERCEPTÍVEL QUANDO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ELES FORAM CAPAZES DE RELACIONAR TEORIA E PRÁTICA NA BUSCA DA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MEMBRANA PLASMÁTICA, SALA DE AULA, ENSINO DE CIÊNCIAS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7378_24092019092114.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA ALVES DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "ANA BRITO"
    "autor_email" => "anaalves28@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62605
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3671
    "inscrito_id" => 7378
    "titulo" => "SEQUÊNCIA DIDÁTICA UMA FERRAMENTA FACILITADORA NO ESTUDO DA MEMBRANA PLASMÁTICA E SUAS FUNÇÕES"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA, TEVE COMO PÚBLICO ALVO, ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DAS TURMAS A,B,C E D, TOTALIZANDO 160 ALUNOS. O CONTEÚDO TRABALHADO FOI CITOLOGIA E ENVOLTÓRIOS CELULARES.  A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL FAZER AS QUATRO TURMAS DE 1ª ANO COMPREENDER AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA MEMBRANA PLASMÁTICA, SUA ESTRUTURA, DE QUE FORMA SEU ESTUDO EVOLUI AO LONGO DO TEMPO, CONHECER A COMPOSIÇÃO E FUNÇÃO DA MEMBRANA PLASMÁTICA E CONHECER O MICROSCÓPIO ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DO MESMO PARA ESTUDO DAS CÉLULAS. TEVE COMO METODOLOGIA A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM SEIS AULAS USANDO METODOLOGIAS ATIVAS ONDE OS ALUNOS DESENVOLVERAM AS ATIVIDADES BASEANDO SE NO PROTAGONISMO E NA INVESTIGAÇÃO. ESSA METODOLOGIA UTILIZADA TEVE COMO PRINCIPAIS AÇÕES A LEITURA E PESQUISA PELOS ALUNOS EM TEXTOS CIENTÍFICOS E NO LIVRO DIDÁTICO, DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS, EXPERIMENTOS, AULA EXPOSITIVA DIALOGADA, PRODUÇÃO TEXTUAL E RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO RESULTADO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO ESPONTÂNEA DOS ALUNOS NAS AULAS COM PROTAGONISMO E INVESTIGAÇÃO NA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS, COM ISSO DESENVOLVENDO NÃO APENAS CONHECIMENTOS CONCEITUAIS COMO TAMBÉM PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS. ESSA EVOLUÇÃO DOS ALUNOS FOI PERCEPTÍVEL QUANDO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ELES FORAM CAPAZES DE RELACIONAR TEORIA E PRÁTICA NA BUSCA DA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "MEMBRANA PLASMÁTICA, SALA DE AULA, ENSINO DE CIÊNCIAS, SEQUÊNCIA DIDÁTICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID7378_24092019092114.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA MARIA ALVES DE BRITO"
    "autor_nome_curto" => "ANA BRITO"
    "autor_email" => "anaalves28@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA, TEVE COMO PÚBLICO ALVO, ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DAS TURMAS A,B,C E D, TOTALIZANDO 160 ALUNOS. O CONTEÚDO TRABALHADO FOI CITOLOGIA E ENVOLTÓRIOS CELULARES. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL FAZER AS QUATRO TURMAS DE 1ª ANO COMPREENDER AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA MEMBRANA PLASMÁTICA, SUA ESTRUTURA, DE QUE FORMA SEU ESTUDO EVOLUI AO LONGO DO TEMPO, CONHECER A COMPOSIÇÃO E FUNÇÃO DA MEMBRANA PLASMÁTICA E CONHECER O MICROSCÓPIO ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DO MESMO PARA ESTUDO DAS CÉLULAS. TEVE COMO METODOLOGIA A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM SEIS AULAS USANDO METODOLOGIAS ATIVAS ONDE OS ALUNOS DESENVOLVERAM AS ATIVIDADES BASEANDO SE NO PROTAGONISMO E NA INVESTIGAÇÃO. ESSA METODOLOGIA UTILIZADA TEVE COMO PRINCIPAIS AÇÕES A LEITURA E PESQUISA PELOS ALUNOS EM TEXTOS CIENTÍFICOS E NO LIVRO DIDÁTICO, DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS, EXPERIMENTOS, AULA EXPOSITIVA DIALOGADA, PRODUÇÃO TEXTUAL E RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO RESULTADO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO ESPONTÂNEA DOS ALUNOS NAS AULAS COM PROTAGONISMO E INVESTIGAÇÃO NA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS, COM ISSO DESENVOLVENDO NÃO APENAS CONHECIMENTOS CONCEITUAIS COMO TAMBÉM PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS. ESSA EVOLUÇÃO DOS ALUNOS FOI PERCEPTÍVEL QUANDO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ELES FORAM CAPAZES DE RELACIONAR TEORIA E PRÁTICA NA BUSCA DA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.