O PRESENTE TRABALHO FOI DESENVOLVIDO EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO EM TEMPO INTEGRAL DA REDE PÚBLICA, TEVE COMO PÚBLICO ALVO, ALUNOS DA 1ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DAS TURMAS A,B,C E D, TOTALIZANDO 160 ALUNOS. O CONTEÚDO TRABALHADO FOI CITOLOGIA E ENVOLTÓRIOS CELULARES. A PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO GERAL FAZER AS QUATRO TURMAS DE 1ª ANO COMPREENDER AS PRINCIPAIS FUNÇÕES DA MEMBRANA PLASMÁTICA, SUA ESTRUTURA, DE QUE FORMA SEU ESTUDO EVOLUI AO LONGO DO TEMPO, CONHECER A COMPOSIÇÃO E FUNÇÃO DA MEMBRANA PLASMÁTICA E CONHECER O MICROSCÓPIO ENTENDENDO A IMPORTÂNCIA DO MESMO PARA ESTUDO DAS CÉLULAS. TEVE COMO METODOLOGIA A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM SEIS AULAS USANDO METODOLOGIAS ATIVAS ONDE OS ALUNOS DESENVOLVERAM AS ATIVIDADES BASEANDO SE NO PROTAGONISMO E NA INVESTIGAÇÃO. ESSA METODOLOGIA UTILIZADA TEVE COMO PRINCIPAIS AÇÕES A LEITURA E PESQUISA PELOS ALUNOS EM TEXTOS CIENTÍFICOS E NO LIVRO DIDÁTICO, DESENVOLVIMENTO DE PRÁTICAS LABORATORIAIS, EXPERIMENTOS, AULA EXPOSITIVA DIALOGADA, PRODUÇÃO TEXTUAL E RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIO. O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO RESULTADO UMA MAIOR PARTICIPAÇÃO ESPONTÂNEA DOS ALUNOS NAS AULAS COM PROTAGONISMO E INVESTIGAÇÃO NA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES PROPOSTAS, COM ISSO DESENVOLVENDO NÃO APENAS CONHECIMENTOS CONCEITUAIS COMO TAMBÉM PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS. ESSA EVOLUÇÃO DOS ALUNOS FOI PERCEPTÍVEL QUANDO NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES ELES FORAM CAPAZES DE RELACIONAR TEORIA E PRÁTICA NA BUSCA DA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA.