VIGOTSKY, POR MEIO DA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL, SITUA A IMPORTÂNCIA DA QUALIDADE DAS INTERAÇÕES SOCIAIS MEDIADAS PELA CULTURA COMO DESENVOLVEDORAS DE ESTRUTURAS E FUNÇÕES FUNDAMENTAIS AO DESENVOLVIMENTO HUMANO. DESTACA-SE, PORTANTO, COMO O TEÓRICO DO SÉCULO XX QUE MAIS ESTUDOU A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, COM ÊNFASE NAS INTERAÇÕES SOCIAIS E NA PRÁTICA PEDAGÓGICA. ESTA PESQUISA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, FUNDAMENTALMENTE BIBLIOGRÁFICA, PRETENDE APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKY (2012) À CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA PRESENTES NA OBRA FUNDAMENTOS DA DEFECTOLOGIA – TOMO V. NELA O AUTOR DESTACA ASPECTOS QUE EVIDENCIAM AS POTENCIALIDADES DAS CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA, DEFENDENDO UM SISTEMA ESCOLAR CUJA EDUCAÇÃO ESPECIAL INSERE-SE NA ESCOLA COMUM, CONTRAPONDO-SE À SEGREGAÇÃO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM RESTRITOS. DESSE MODO, AS CONTRIBUIÇÕES DE VIGOTSKY (2012) PARA A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA SÃO INÚMERAS, UMA VEZ QUE SEUS ESTUDOS APONTAM QUE, PARA ALÉM, DOS ASPECTOS BIOLÓGICOS É PRECISO PENSAR A EDUCAÇÃO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA A PARTIR DOS ASPECTOS SOCIAIS NELA ENVOLVIDOS. FAZ-SE MISTER RESSALTAR QUE A OBRA DE VIGOTSKY (2012) VALORIZA A ESCOLA E O PAPEL DO PROFESSOR NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA.