O FOCO DESTE TRABALHO É RESSALTAR A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA, FAZENDO REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS EDUCATIVAS SIGNIFICATIVAS QUE POSSAM MELHORAR O CONVÍVIO SOCIAL DESSES ALUNOS, E, ASSIM, PROMOVER A INCLUSÃO COMO AÇÃO SOCIAL QUE DEVE SER INSTIGADA DENTRO DA SALA DE AULA. CONSIDERANDO-SE A PROBLEMÁTICA EM QUESTÃO, BUSCOU-SE POR MEIO DE PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, EM UMA SALA DE AULA DA EDUCAÇÃO INFANTIL, NA ESCOLA ESSÊNCIA DO SABER, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE MORENO/PE, APLICAR ATIVIDADES QUE PUDESSEM DESPERTAR A CONSCIENTIZAÇÃO DOS ALUNOS NO QUE TANGE AO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS, ENFATIZANDO, ESPECIFICAMENTE, A SURDEZ COMO DEFICIÊNCIA EM QUESTÃO. PARA TANTO, FOI PRECISO FAZER UM LEVANTAMENTO DE DADOS BIBLIOGRÁFICOS COM BASE EM AUTORES QUE EXPLORAM O ASSUNTO ABORDADO. COMO RESULTADO, OBSERVOU-SE QUE TRABALHAR ESSA TEMÁTICA EM SALA DE AULA, DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL, CONTRIBUI PARA TRANSFORMAR O COTIDIANO ESCOLAR, POR MEIO DE MUDANÇAS DE VALORES E, DESSA FORMA, TORNAR A AÇÃO INCLUSIVA UM PROCESSO PARTICIPATIVO DESDE A PRIMEIRA INFÂNCIA.