DESCREVEMOS NESTE TRABALHO UMA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA POR BOLSISTAS DO PIBID/UEPB NA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JUDITH BARBOSA DE PAULA RÊGO, ONDE ATRAVÉS DE ALGUNS MOMENTOS DE OBSERVAÇÕES PODEMOS PERCEBER UM GRANDE DÉFICIT EM MULTIPLICAÇÕES ENTRE NÚMEROS RACIONAIS. COM O INTUITO DE AMENIZAR O PROBLEMA FIZEMOS USO DE UMA ADAPTAÇÃO DE UM JOGO CRIADO POR DOIS MESTRANDOS DA UEPB. UTILIZAMOS TAMBÉM O MATERIAL DOURADO DE MANEIRA ADAPTADA, CONSIDERANDO APENAS UMA DAS FACES DO MATERIAL E ATRIBUINDO A IDEIA DE ÁREA E RETÂNGULO. NESTE JOGO, USAMOS AINDA O QR CODE COMO MEIO ATRATIVO PARA QUE OS ALUNOS FICASSEM MAIS ENVOLVIDOS E ASSIM DESPERTASSE O INTERESSE E APREÇO PELA MATEMÁTICA. A APLICAÇÃO FOI REALIZADA EM DOIS MOMENTOS, SENDO O PRIMEIRO O DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES COM O MATERIAL DOURADO, E O SEGUNDO A APLICAÇÃO DO JOGO. FOI PERCEPTÍVEL A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS EM AMBOS OS MOMENTOS. O MATERIAL DOURADO PROPORCIONOU AOS ALUNOS ENTENDEREM OS VALORES POSICIONAIS DOS NÚMEROS DECIMAIS CONTRIBUINDO ASSIM DE MANEIRA SIGNIFICANTE PARA SUA APRENDIZAGEM E ENTENDIMENTO. FOI NOTÁVEL A ATENÇÃO E CONCENTRAÇÃO DOS MESMOS DURANTE O JOGO, POSSIBILITANDO ASSIM UMA AULA MAIS DINÂMICA E TORNANDO O CÁLCULO DAS OPERAÇÕES MAIS ÁGEIS DURANTE AS JOGADAS.