SILVA, Andréa Tenório Da et al.. A importância dos jogos na psicopedagogia. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/58523>. Acesso em: 23/12/2024 03:16
O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NOS JOGOS E SEU VALOR PARA A VIDA DA PESSOA QUE APRESENTA PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM. MAS, MESMO SE TRATANDO DE UMA SIMPLES BRINCADEIRA, O JOGO SE CONFIGURA NUMA ATIVIDADE SÉRIA, ORIGINADA DA VONTADE DA CRIANÇA E QUE EXIGE DESTA, ESFORÇO E DETERMINAÇÃO NO SEU CUMPRIMENTO. ESTE TRABALHO APRESENTA AS CONTRIBUIÇÕES DE ALGUNS AUTORES SOBRE O LÚDICO E RESSALTA A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS COMO RECURSO QUE CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM. ATRAVÉS DOS JOGOS, A CRIANÇA APRENDE O QUE É UMA TAREFA, ORGANIZA-SE E, AO JOGAR, ACEITA AS REGRAS DO LÚDICO COM UM ACORDO SOCIAL, MESMO QUE DE FORMA IMPLÍCITA. ASSIM PODEMOS OBSERVAR QUE A RELAÇÃO ENTRE O JOGO E A EDUCAÇÃO É UMA CONSTRUÇÃO EM QUE O SUJEITO APRENDE E TRANSFORMA AS INFORMAÇÕES EM CONHECIMENTO. POR SEREM ATIVIDADES RICAS, ESTIMULAM A VIDA SOCIAL, PERMITINDO QUE O SUJEITO ESTABELEÇA RELAÇÕES DE TROCAS DE APRENDIZAGENS, CONSTITUINDO-SE MÉTODOS DE ENSINO CAPAZES DE ESTIMULAREM AS HABILIDADES NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO.