XIMENES, Marcela Dantas et al.. . Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/60440>. Acesso em: 02/11/2024 14:59
POR SER UM TEMA QUE TRADUZ AS PRINCIPAIS PREOCUPAÇÕES DA SOCIEDADE BRASILEIRA PRESENTES SOB VÁRIAS FORMAS, A ÉTICA É APRESENTADA À ESCOLA EM SUA GLOBALIDADE, INSERIDA NO CURRÍCULO ESCOLAR ARTICULADO A OUTROS TEMAS, BUSCANDO UM "TRATAMENTO DIDÁTICO" QUE CONTEMPLE SUA COMPLEXIDADE E SUA DINÂMICA, PODENDO SER PRIORIZADO E CONTEXTUALIZADO COM AS DIFERENTES REALIDADES LOCAIS E REGIONAIS. NESSE SENTIDO, A PROPOSTA DE TRANSVERSALIDADE PARTIU DA NECESSIDADE DE A ESCOLA REFLETIR E ATUAR CONSCIENTEMENTE NA EDUCAÇÃO DE VALORES E PRINCÍPIOS MORAIS QUE FAVOREÇAM O DESENVOLVIMENTO DE ATITUDES E COMPORTAMENTOS ÉTICOS FUNDAMENTAIS PARA A EXISTÊNCIA HUMANA. A ÉTICA APRESENTA-SE NO CURRÍCULO, SEGUNDO OS PCN'S, SOB DIVERSOS ASPECTOS QUE PODE SER CHAMADO DE TENDÊNCIAS DE FORMAÇÃO MORAL TENTADAS PELO BRASIL E OUTROS PAÍSES AO LONGO DOS TEMPOS, TAIS COMO AS TENDÊNCIAS: FILOSÓFICA, COGNITIVISTA, AFETIVISTA E MORALISTA. A TENDÊNCIA FILOSÓFICA TEM POR FINALIDADE ENVOLVER OS VÁRIOS SISTEMAS ÉTICOS PROPAGADOS PELA FILOSOFIA PERANTE AS IDEIAS DE ANTIGOS FILÓSOFOS. A FAMÍLIA DEVE ASSUMIR, JUNTAMENTE COM A ESCOLA, O PAPEL DE VIVENCIAR VALORES E POSTURAS ÉTICAS, VEICULADAS PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO DIVERSOS A QUE TODOS TÊM ACESSO, LEMBRANDO AINDA OS VALORES IMPLÍCITOS NA EDUCAÇÃO FORMAL ATRAVÉS DO CURRÍCULO ESCOLAR. DIANTE DE TODAS AS PREOCUPAÇÕES EM INSERIR A ÉTICA NO CONTEXTO ESCOLAR É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE SE ATENTE AO FATO DE QUE NÃO BASTA APENAS PAUTAR-SE NA ABORDAGEM DE CONCEITOS TEÓRICOS SOBRE A TEMÁTICA ÉTICA SE A MESMA NÃO É VIVENCIADA DIARIAMENTE EM CADA CONTEXTO. ANTES DE FALAR DA ÉTICA FAZ-SE NECESSÁRIO ADQUIRIR UMA POSTURA PROPRIAMENTE ÉTICA.