NASCIMENTO, Mariana Campos et al.. Saberes tecidos na palha da carnaúba. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/62578>. Acesso em: 02/11/2024 08:30
O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UMA PESQUISA DE CAMPO/BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER DESCRITIVO/QUALITATIVO, CUJO DESENVOLVIMENTO ESTEVE ANCORADO NA METODOLOGIA HISTÓRIAS ORAIS, ADOTANDO COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS A ENTREVISTA EM PROFUNDIDADE. A PROPOSTA DE INVESTIGAÇÃO TEVE COMO OBJETIVO CENTRAL COMPREENDER OS PROCESSOS EDUCATIVOS QUE ENVOLVEM A AQUISIÇÃO E A TRANSMISSÃO DOS SABERES TRADICIONAIS RELACIONADOS A TESSITURA ARTESANAL DA PALHA DE CARNAÚBA NA LOCALIDADE VÁRZEA QUEIMADA MUNICÍPIO DE JAICÓS (PI), PORTANTO NO TRANSCURSO DAS ANÁLISES DOS DADOS OBTIDOS PROCURAMOS RELACIONAR OS TRABALHOS ARTESANAIS COM A PALHA DA CARNAÚBA COMO UMA PRÁTICA CULTURAL DE MANUTENÇÃO DOS SABERES TRADICIONAIS A LUZ DAS TEORIAS DE CHARTIER (1990) E DA CONCEPÇÃO DE SABERES TRADICIONAIS COMO TRABALHADA POR DIEGUES (2000). CONFORME OS RESULTADOS, NOS É POSSÍVEL INFERIR QUE A TESSITURA DA PALHA DA CARNAÚBA NA COMUNIDADE VÁRZEA QUEIMADA (PI) É UMA PRÁTICA CULTURAL DESENVOLVIDA MAJORITARIAMENTE POR MULHERES E QUE O PROCESSO DE AQUISIÇÃO E O PROCESSO DE TRANSMISSÃO DO SABER TRADICIONAL EM ESTUDO, ACONTECEM ROTINEIRAMENTE DE MANEIRA ESPONTÂNEA E SIMULTÂNEA A EXEMPLO DA FORMA COMUMENTE FEITA, OU SEJA, AS ANCIÃS DO POVOADO APRENDERAM A TRANÇAR A PALHA OBSERVANDO SUAS MÃES E AVÓS, QUE POR SUA VEZ APRENDERAM OBSERVANDO SUAS ANTEPASSADAS INDÍGENAS.