A LUDICIDADE É UMA IMPORTANTE FERRAMENTA METODOLÓGICA. ESTE ARTIGO DA ÊNFASE A QUESTÃO DO LÚDICO NAS AULAS VOLTADAS AO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS INICIAIS, TENDO COMO OBJETIVO GERAL, IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM. AS CRIANÇAS GERALMENTE APRENDEM COM MAIOR FACILIDADE QUANDO REALIZAM AS ATIVIDADES DE FORMA PRAZEROSA E O AMBIENTE DA SALA DE AULA DEVE FAVORECER ESSE PROCESSO, DESENVOLVENDO DE FORMA ESTIMULADORA A FORMAÇÃO COGNITIVA. AS AULAS ATRAVÉS DA LUDICIDADE FACILITAM A APRENDIZAGEM E ESTIMULAM A FORMAÇÃO DA AUTONOMIA E SEGURANÇA NA INFÂNCIA. ESTE TRABALHO CENTRA-SE EM UMA PESQUISA QUALITATIVA QUE DESENVOLVEU-SE COM A PARTICIPAÇÃO DE 10 EDUCADORES QUE ESCLARECERAM SUA VISÃO SOBRE OS BENEFÍCIOS DO PROCESSO DE LUDICIDADE. O EDUCADOR, DESSA FORMA, TRABALHA COMO MEDIADOR DA APRENDIZAGEM E SUA VISÃO INFLUENCIA SEU FOCO DE AÇÃO E TOMADA DE DECISÕES. DESTA FORMA, ATRAVÉS DO USO DE UM QUESTIONÁRIO FOI COLETADO AS INFORMAÇÕES SOBRE A LUDICIDADE E COMO ELA FAVORECE O DESENVOLVIMENTO DAS AULAS. O PROCESSO LÚDICO PROMOVE O DESENVOLVIMENTO DO COGNITIVO PRINCIPALMENTE NO ENSINO FUNDAMENTAL I. TORNAR ESSE PROCESSO ATUANTE REQUER UMA POSTURA ESTIMULADORA DO EDUCADOR.