A QUÍMICA, ENQUANTO UMA CIÊNCIA QUE ESTUDA AS TRANSFORMAÇÕES, É POSSÍVEL SE TRABALHAR DURANTE O ENSINO MÉDIO TEMAS DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA FORMAÇÃO CIENTÍFICA E CIDADÃ DO ALUNO, ATRAVÉS DE TEMAS TRANSVERSAIS E PRESENTE NO COTIDIANO DO DISCENTE. A QUÍMICA DOS ALIMENTOS É UMA ÁREA QUE SE APLICA GRANDE TRANSVERSALIDADE E COTIDIANIDADE QUE PODE SER LEVADA À SALA DE AULA COMO PROPOSTA DE MAXIMIZAR E RELACIONAR COM OS CONTEÚDOS PREVISTOS NO CURRÍCULO DE QUÍMICA DO ENSINO MÉDIO. ESTE TRABALHO OBJETIVA PROPOR, COM BASE NOS CONTEÚDOS PREVISTOS PARA O ENSINO MÉDIO, A TRANSVERSALIDADE ATRAVÉS DA QUÍMICA DOS ALIMENTOS AO ENSINO DE QUÍMICA. PARA TANTO, UTILIZOU-SE PESQUISA QUALITATIVA ATRAVÉS DE ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA DE CONTEÚDOS NO ÂMBITO DA QUÍMICA DE ALIMENTOS E RELACIONAR COM OS CONTEÚDOS PREVISTOS PELAS ORIENTAÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO MÉDIO (MARANHÃO, 2018). OBSERVA-SE GRANDE APLICABILIDADE QUANDO SE UTILIZA O CONCEITO E CONTEÚDOS DA QUÍMICA DOS ALIMENTOS NO ENSINO DA QUÍMICA DURANTE TODOS OS CICLOS DO ENSINO MÉDIO. A PROPOSTA SE TORNA VIÁVEL PARA SER APLICADA POR UM DOCENTE COMO PROPOSTA DE TRANSVERSALIDADE, LEVANDO PARA A SALA DE AULA CONTEÚDOS QUE SÃO MAIS CORRIQUEIROS AOS ALUNOS, O QUE PODE TRANSFORMAR O ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS EFETIVO.