ESTE TRABALHO APRESENTA RESULTADO DE PESQUISA SOBRE A RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE NO CENÁRIO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS ENFATIZANDO A IMPLEMENTAÇÃO DA LEI 11.645/2008 NAS ESCOLAS PÚBLICAS. O FOCO INCIDE NO ENSINO DA TEMÁTICA INDÍGENA NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO. A PESQUISA QUALITATIVA FOI REALIZADA COM PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA REGIÃO DO TRIÂNGULO MINEIRO UTILIZANDO O QUESTIONÁRIO COMO TÉCNICA DE COLETA DE DADOS. OS RESULTADOS DEMONSTRAM QUE OS DOCENTES RECONHECEM A IMPORTÂNCIA DA ABORDAGEM DA TEMÁTICA INDÍGENA NO CURRÍCULO DAS ESCOLAS, MAS RESTRINGEM-SE A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO E ÀS COMEMORAÇÕES DO ‘DIA DO ÍNDIO’. NOTA-SE A OCORRÊNCIA DE REPRESENTAÇÕES ESTEREOTIPADAS, HISTORICAMENTE CONSTRUÍDAS E NATURALIZADAS QUE POSICIONAM OS POVOS INDÍGENAS EM UM PASSADO ESTÁTICO E NÃO COMO SUJEITOS ATUANTES NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. A INVESTIGAÇÃO SINALIZA A IMPORTÂNCIA DA PROPOSIÇÃO E EFETIVAÇÃO DE POLÍTICAS PARA A AMPLIAÇÃO DOS DIREITOS SOCIAIS E HUMANOS, POR MEIO DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE.