O ATUAL TRABALHO PRETENDE REALIZAR UM ESTUDO SOBRE O SISTEMA EDUCACIONAL DA FINLÂNDIA, SOB A PERSPECTIVA DE QUE A EDUCAÇÃO NESSE PAÍS É CONSIDERADA UM DESTAQUE MUNDIAL DE QUALIDADE. O OBJETIVO EM QUESTÃO É COMPREENDER A ORGANIZAÇÃO CURRICULAR NO CONTEXTO FINLANDÊS, ANALISANDO SUA ESTRUTURA, SUAS BASES E SEUS RESULTADOS, COM BASE NA CONJUNTURA SÓCIO-POLÍTICO-ECONÔMICA DA NAÇÃO. FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, DE CUNHO QUALITATIVO, E TAMBÉM PESQUISAS DOCUMENTAIS EM MATERIAIS OFICIAIS DISPONIBILIZADOS PELO PRÓPRIO GOVERNO DA FINLÂNDIA, COMPLEMENTADAS PELOS ESTUDOS REALIZADOS NA DISCIPLINA DE CURRÍCULO. ESSE ESTUDO TEVE COMO PERGUNTA DISPARADORA A SEGUINTE QUESTÃO: “DE QUE FORMA O CURRÍCULO PODE CONTRIBUIR PARA O PROGRESSO DE UM PAÍS RUMO À UMA EDUCAÇÃO DE REFERÊNCIA?”. COMPREENDEU-SE ASSIM QUE DIVERSOS FATORES PODEM CONTRIBUIR COM O PROGRESSO DA EDUCAÇÃO DE UM PAÍS, ENVOLVENDO SUA CULTURA, SUA POLÍTICA E UMA SÉRIE DE PARTICULARIDADES SOCIAIS VOLTADAS PARA A VALORIZAÇÃO DA ESCOLA E DOS PROCESSOS EDUCATIVOS COMO UM TODO, EM QUE TODOS ESSES ASPECTOS, POSITIVAMENTE, CONSTITUEM UMA FORTE BASE EDUCACIONAL, À EXEMPLO DA FINLÂNDIA.