ESTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA PESQUISA QUALITATIVA REALIZADA DURANTE O ESTÁGIO CURRICULAR I, DO CURSO
DE PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB) EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA
GRANDE. NELE, TOMAMOS COMO OBJETIVO, ANALISAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
LEITORA, AS INFLUÊNCIAS QUE A MESMA SOFRE NESSE PERCURSO, E AS DIVERSAS POSSIBILIDADES DE LEITURA. COM
ISTO UTILIZAMOS COMO REFERÊNCIA FREIBERGER (2010), YUNES & PONDÉ (1988) E YUNES (1984), COSTA E
MONTENEGRO (2011), MORAIS, LEITE & KOLINSKY (2013). OS RESULTADOS DA PRESENTE PESQUISA FORAM
OBTIDOS ATRAVÉS DE UM QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES FECHADAS PARA SABER ACERCA DO ENVOLVIMENTO TANTO DA
CRIANÇA COMO DOS SEUS RESPONSÁVEIS COM O MUNDO DA LEITURA, DE COMO ESTES INTERFEREM NESSE PROCESSO,
SENDO PEÇAS IMPORTANTES NA FORMAÇÃO DO LEITOR, BEM COMO OS TIPOS DE MATERIAIS DE LEITURA DESTES.