VISTO QUE PARA UMA ESCOLA EXERCER O PRINCÍPIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA, É DE GRANDE RELEVÂNCIA QUE HAJA A PARTICIPAÇÃO DA GESTÃO ESCOLAR, ALUNOS, PAIS, PROFESSORES, COMUNIDADE E DEMAIS FUNCIONÁRIOS, E ESSA PARTICIPAÇÃO OCORRERÁ DE FORMA EFETIVA COM A EXISTÊNCIA DO ÓRGÃO NOMEADO CONSELHO ESCOLAR, TENDO EM VISTA O QUE FOI DITO, ESTE TRABALHO BUSCA ANALISAR A IMPORTÂNCIA DO CONSELHO ESCOLAR NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DAS ESCOLA PÚBLICAS. DESTE MODO A PRESENTE PESQUISA CARACTERIZA-SE POR UMA ABORDAGEM DE ESTUDO BIBLIOGRÁFICO DE NATUREZA QUALITATIVA, NA QUAL A COLETA DE DADOS FORAM FEITAS ATRAVÉS DA LEITURA DE ARTIGOS, LIVROS, PERIÓDICOS, LDB E DOCUMENTOS DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). CONSTATA-SE ENTÃO QUE O CONSELHO ESCOLAR É UM COLEGIADO DE GRANDE RELEVÂNCIA PARA AS ESCOLAS, POIS ESTE É UM MEIO PARA QUE TODOS POSSAM PARTICIPAR DE FORMA EFETIVA NA ESCOLA, POIS É FORMADO POR PROFESSORES, PAIS, ALUNOS, DIREÇÃO, FUNCIONÁRIOS E É UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO EM QUE TODOS PODEM CONTRIBUIR COM IDEIAS E SUGESTÕES PARA A MELHORIA DA ESCOLA.