O OBJETIVO DO PRESENTE ARTIGO É ANALISAR A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DISCUTIR CONCEITOS ASSOCIADOS ÀS PROPRIEDADES DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO DECIMAL E OPERAÇÕES BÁSICAS COM NÚMEROS NATURAIS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE MONTEIRO NA PARAÍBA. A PRÁTICA REALIZADA FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE UMA OFICINA BASEADA NO USO DO MATERIAL DOURADO NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS DA MATEMÁTICA, BEM COMO AS CLASSES E ORDENS NUMÉRICAS. A INTERVENÇÃO ACONTECEU NO ÂMBITO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PIBID/CAPES/UEPB VINCULADO AO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DO CAMPUS VI DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA. PARA ANÁLISE DA OFICINA USAMOS OS TEXTOS DE VAN DE WALLE (2009), DENTRE OUTROS. PUDEMOS OBSERVAR COM ANÁLISE DESSA ATIVIDADE QUE O USO DE MATERIAIS DIDÁTICOS DIFERENCIADOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA MUDA A PERSPECTIVA DO PRÓPRIO ESTUDANTE EM RELAÇÃO AO CONHECIMENTO MATEMÁTICO, TORNANDO O AMBIENTE PROPICIO À APRENDIZAGEM.